Comecei a degustar cervejas em Agosto desse ano de 2.010. Uma das vantagens de os parentes descobrirem que você está degustando é que eles já sabem o que te dar de presente. Assim, meu cunhado apareceu lá em casa com a Shckenkerla para degustar, sem ter ele a menor idéia do que era uma Rauchbier. Confesso que pretendia degustá-la mais adiante, mas já que veio de presente...
Já no copo mostra ao que veio. Líquido bem escuro, creme que subiu pouco, de média consistência, de cor bege clara e de pouca persistência. Baixa carbonatação. Muito, mas muito aroma de bacon e defumados. A impressão é que a cerveja ficou do lado da churrasqueira em um dia que foi utilizada lenha verde. Se eu não soubesse que era cerveja acho que não bebia. A impressão que dava é que iria beber bacon líquido. Só que o sabor estava mais leve e agradável. De qualquer forma sobressaiu o gosto de fumaça.
já o gosto de bacon veio bem de leve e não desagradou. Senti também um amargor bem pronunciado. É realmente uma cerveja de muita personalidade e com muito corpo. Para ser degustada aos poucos..O retrogosto, para mim, apareceu salgado. É uma boa experiência e sensação pois é uma cerveja diferenciada e, na minha opinião, para amantes da cerveja quem já tenham uma experiência em degustação. Pode assustar muito a princípio. Resumo final, agradou e muito.