Minha maior lamentação sobre esta cerveja, é as outras obras do portfólio da cervejaria não chegarem até o Brasil. A Heller-Trum é uma cervejaria especializada em cervejas defumadas e neste caso, usa uma cerveja do estilo Marzen como base.
O visual já começa muito bonito mostrando uma bela formação de creme bege, muito denso, que acaba deixando resquícios nas laterais do copo. A coloração do líquido é acobreada, com reflexos cor de rubi, quando olhados contra a luz, com certa translucidez.
Seu aroma já vem com a dominância esperada de aromas defumados, que me lembraram bastante bacon e madeira queimada. O lúpulo é presente mandando boas doses de notas herbáceas de pinho e uma citricidade um pouco mais discreta.
Nesta cerveja você bebe o que você cheira. As notas de defumado continuam presentes dando aquele saborzinho de carne de porco, misturado a fumaça. Lúpulo bem presente novamente marcando presença com notas herbáceas e amadeiradas. Por ser uma cerveja feita sobre uma Marzen, esperava uma doçura um pouco mais intensa. Quase não senti as notas mais maltadas e frutadas, apresentadas nas cervejas do estilo. O paladar é dominado pelas sensações salgadas. O ponto fraco para mim fica com o corpo. Pela presença forte dos sabores marcantes, esperava algo mais robusto e encorpado, o que não acontece aqui.
Claro que não é uma cerveja para beber em abundância. Mas se você abraçar a ideia de que ela é uma cerveja para beber em doses homeopáticas e de preferência com uma boa harmonização, garanto que não vai haver decepção.
No meu caso mandei ver uma massa ao molho de provolone, só pra não cair na monotonia de costelinha e feijoada. Aconselho a tentarem.