Das cervejas "esfumaçadas" (Rauchbier) que já provei esta é sem dúvida a melhor. Começando pela garrafa, passando pela linda cor escura - intenso -, espuma, aroma, em fim, tudo é lindo nesta breja, convenhamos, diferente para nós Brasileiros.
Desta vez abri a garrafa já com a harmonização preoparada: feijoada. Ou seja, desde o primeiro contato com a breja o ambiente já estava "no clima" de uma Rauch... O aroma da feijoada no ar equilibrou-se perfeitamente com o aroma da cerveja e daí por diante. Aacredito que muito pela hamonização, a degustação foi perfeita, pois a característica marcante de "defumado" da breja não sobressaiu a nada. Talvez este seja o maior erro ao se provar uma Rauchbier: degustá-la "a seco". Percebi que se bem harmomizada este estilo é simplesmente delicioso!
Corpo intenso, cor marcante, aroma ainda mais marcante, achei a breja muito saborosa e equilibrada. Final levemente seco, mas persisitente na medida (nem gostinho de fumaça de palito de fósforo que desaparece em segundos nem aquela sensação de ter virado o molho barbecue na boca que nem tomando "lavanda" tem jeito de sair).
E tem mais; a Breja foi degustada em seu copo próprio e, conforme ia sendo degustada, foi deixando uma marca realmente linda no copo... Pena não ter fotografado o copo "pós" degustação... Vai ficar para a próxima pois, esta Rauch, eu pretendo ter vez ou outra na geladeira.