Cadastre-se
× Crie tópicos para cada bar/empório, onde todos possam postar um PDF, uma URL para o cardápio com preços ou fotos dos cardápios.

Bar Brejas - Campinas/SP

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Igor, estamos com o Bar Brejas aberto ha mais de 4 anos. Sempre experimentamos com promocoes diversas e testamos a elasticidade de preco que podemos praticar.

Quem acompanha o Bar Brejas mais de perto, sabe que:
- Temos promocao de Guiness e Old Speckled Hen toda quarta e domingo, o dia todo. Toma 2 ganha a 3a.
- Temos promocao de algumas cervejas belgas toda terca-feira
- No happy-hour, temos chope Eisenbahn tambem no toma 2 ganha o 3o e alguns itens do cardapio de comida com 50% de deconto
- No fim do ano, fizemos uma grande promocao chamada Quinta-Eisenbahn, com o chope Eisenbahn com cerca de 50% de desconto toda quinta-feira.

Infelizmente, por diversas razoes, as contas que a gente tem na cabeca nao se traduzem como verdadeiras na realidade.
Ao atrair mais clientes e ter mais giro, voce tem que garantir que:
- Voce tem espaco para atender o publico maior
- Voce tem mao de obra para atender mais gente
- Voce tem mao de obra para agender mais vezes os mesmos clientes
- Voce tem copos suficientes e consegue limpar os copos em tempo suficiente

A visao do cliente tende a ser mais simplista, o que esta certo, ja que ele nao precisa entender do negocio, porem as boas ideias acabam nao sendo tao boas na pratica.

Ao reduzir nossa margem, precisamos ter realmente a contra-partida de mais movimento. Mais movimento ira trazer mais custos, que podem nao cobrir os lucros que vieram do maior movimento.

Nao sua conta, se o bar compra cerveja por 17 e vende por 35, ganha 18. Se vende 2 por 25, ganha 16 e pode ter mais custos, portanto a conta so fecha se realmente o bar conseguir um equilibrio financeiro e bem mais giro, mantendo os custos variaveis sob controle. Outro ponto importante na sua conta e' que o cliente gastou 50 e nao 35, consideravelmente mais, o que nem sempre acontece impulsionado por valor da mercadoria. Pode acontecer, pode nao acontecer.

Falta de testar é que nao foi.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
10 anos 1 mês atrás #52789

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre LC no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Infelizmente as pessoas culpam os empresários/comerciantes que suam a camisa e pagam mais de PORRADA de IMPOSTOS, de todo lucro obtido para a FDP que esta no governo.
Quem não tem, teve ou conhece quem tem negócio nunca irá saber como é. Pessoa juridica não é tao mole assim nao. O brejas hoje em dia e conhecido nacionalmente, mas pergunta ai pra eles no dia que abriram se foi assim. Se os primeiros meses foi moleza lucro certo. Pergunta!

Mudem o foco. É muito facil vc ir num bar, restaurante e tacar pedra porque ta caro. TUDO ta CARO.
Uma coca-cola quando eu bebia há 4 anos era uns R$2,00 e pouco a garrafa de mais de dois litros. Fui fazer um churrasco a merda nao tava quase R$6,00 no MESMO SUPERMERCADO que comprava. Botando o mesmo item. Se você vai no mercado e compra uma SKOL (por exemplo) latinha por R$2,00 quando pede ela em QUALQUER bar, restaurante ela nao sai por menos de R$5,00 nao sai (lucro ficticio de mais de 100% fora os 10% do "garçom". Agora qndo vai em um bar e bebe uma ERDINGER por R$20,00 ou R$25,00 vc reclama ne? Porrra no supermercado nao sai por menos de R$15,00 muitas vezes quase R$20, mas viu num site por R$12,99 ai vai no bar bebe por R$20/25 e acha caro? Aff.
A política do Brasil atualmente é essa, FODER com que trabalha e dar vida-mansa a quem nao quer porra nenhuma (minha casa minha vida, bolsa tudo, bolsa presidiario etc). Mudem o FOCO.
Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
10 anos 1 mês atrás #52790

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Alexandre LC escreveu: Infelizmente as pessoas culpam os empresários/comerciantes que suam a camisa e pagam mais de PORRADA de IMPOSTOS, de todo lucro obtido para a FDP que esta no governo.
Quem não tem, teve ou conhece quem tem negócio nunca irá saber como é. Pessoa juridica não é tao mole assim nao. O brejas hoje em dia e conhecido nacionalmente, mas pergunta ai pra eles no dia que abriram se foi assim. Se os primeiros meses foi moleza lucro certo. Pergunta!

Mudem o foco. É muito facil vc ir num bar, restaurante e tacar pedra porque ta caro. TUDO ta CARO.
Uma coca-cola quando eu bebia há 4 anos era uns R$2,00 e pouco a garrafa de mais de dois litros. Fui fazer um churrasco a merda nao tava quase R$6,00 no MESMO SUPERMERCADO que comprava. Botando o mesmo item. Se você vai no mercado e compra uma SKOL (por exemplo) latinha por R$2,00 quando pede ela em QUALQUER bar, restaurante ela nao sai por menos de R$5,00 nao sai (lucro ficticio de mais de 100% fora os 10% do "garçom". Agora qndo vai em um bar e bebe uma ERDINGER por R$20,00 ou R$25,00 vc reclama ne? Porrra no supermercado nao sai por menos de R$15,00 muitas vezes quase R$20, mas viu num site por R$12,99 ai vai no bar bebe por R$20/25 e acha caro? Aff.
A política do Brasil atualmente é essa, FODER com que trabalha e dar vida-mansa a quem nao quer porra nenhuma (minha casa minha vida, bolsa tudo, bolsa presidiario etc). Mudem o FOCO.


Poderia ter falado a mesma coisa com outras palavras que o resultado teria sido bem melhor. E a última frase é um claro exemplo do que você critica, reclamar sem saber. Enfim.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi, Tuiuan Almeida Veloso
Last edit: 10 anos 1 mês atrás by Clésio Gomes Mariano.
10 anos 1 mês atrás #52791

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Igor Garcia Pereira no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Obrigado pela resposta.

Entendo o seu ponto de vista e não estou te criticando por isso. Eu particularmente não iria ao bar do Brejas frequentemente se morasse na cidade mas creio que se o bar está aberto há 4 anos é porque está dando certo e em time que está ganhando, não se mexe.

Entretanto, com a sua explicação, continuei com a impressão de que o grande problema não é que o bar não pode oferecer preços melhores, o problema é que o vocês não querem, porque, resumindo o que você disse, daria mais trabalho atender mais clientes do que atualmente. O que provavelmente não é um problema no momento porque o bar tem uma clientela adequada que garante o funcionamento do bar.

Essa situação, a meu ver, é sustentável porque a concorrência ainda não é grande. Caso houvesse outros bares competindo os mesmos clientes, certamente a realidade seria outra.

Com relação ao cliente gastar 50 ser consideravelmente mais que 35, concordo, entretanto há a percepção do valor da mercadoria. Quando o cliente tem convicção de que o dinheiro dele vale mais, ele acaba gastando mais.

@Alexandre: Não sei se a mensagem foi direcionada pra mim mas só queria dizer que eu tenho experiência na área. Fui gerente de um restaurante nos EUA por 5 anos. Sei que a realidade no Brasil não é mesma mas o princípio é basicamente o mesmo.

E como você mesmo disse, mudemos de assunto. Desculpem o incômodo.
10 anos 1 mês atrás #52792

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Igor Garcia Pereira escreveu: Obrigado pela resposta.
Entretanto, com a sua explicação, continuei com a impressão de que o grande problema não é que o bar não pode oferecer preços melhores, o problema é que o vocês não querem, porque, resumindo o que você disse, daria mais trabalho atender mais clientes do que atualmente. O que provavelmente não é um problema no momento porque o bar tem uma clientela adequada que garante o funcionamento do bar.


Igor, deixa apenas corrigir algumas palavras usadas:

"problema é que o vocês não querem" - nao é que a gente nao quer, mas sim que a gente nao pode, pura matematica.
"daria mais trabalho atender mais clientes do que atualmente" - o correto é falar que daria mais despesas e nao trabalho, porque de trabalho a gente nao tem medo, veja por exemplo todo o investimento que fazemos aqui no site e na cultura cervejeira como um todo.

Entrando um pouco mais nos detalhes:

Existe um conceito de Financas chamado "margem de contribuicao", e é sobre ele que me refiro quando falo que vender mais nao necessariamente significa ter mais lucro. Nao vou descreve-la pois acredito que esta muito bem feito aqui, aos leitores que tiverem interesse: pt.wikipedia.org/wiki/Margem_de_contribui%C3%A7%C3%A3o

Quando voce aumenta as vendas sem aumentar os gastos alem do CMV (custo da mercadoria vendida), voce tem mais lucro.
Quando voce aumenta as vendas e isso gera aumento de despesas variaveis, como mao de obra e energia, e tambem de custos fixos, como necessidade de ampliacao do espaco, voce tem que rever toda a composicao financeira do negocio. O que era lucrativo antes, apos a expansao, pode ser deficitario.

Muitos negocios nao tem a opcao de crescer um pouco pois isso demanda novos funcionarios e novos investimentos, e o aumento de vendas nao e' consideravel o suficiente para cobrir os novos custos. A solucao seria ou crescer muito, ou nao crescer. No caso do Brejas, isso acontece. Se eu faco uma promocao na quinta-feira, como a Quinta-Eisenbahn, ofereco um produto que chega com o mesmo CMV, porem com um preco pela metade, com uma marge de lucro muito baixa. Porem, tenho que contratar extras na mao de obra de atendimento e as vezes tambem no caixa, o que aumenta meu custo variavel daquele dia. Se a conta for mal feita ou se chover e nao aparecer o numero de clientes que eu esperava, meu custo continua o mesmo e terei prejuizo na noite.

Enquanto eu conseguir aumentar a frequencia e permanencia, sem impactar meus custos, consigo mexer em preco pra atingir o ponto ideal.

Isso pq estamos falando apenas de despersas variaveis e custo de mercadoria, nao estamos falando da imensa lista de outros desembolsos que muita gente nao sabe ou nao lembra que um estabelecimento comercial e um bar tem que pagar. Impostos, taxas, manutencoes obrigatorias para ficar dentro da lei, seguros, contas de luz, agua, gas, telefone, TV a cabo, seguranca, sistema de informatica, reposicao de copos quebrados e furtados e assim vai.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
10 anos 1 mês atrás #52794

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por fernando pereira frassetto no tópico Bar Brejas - Campinas/SP

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: É engraçado o Mamãe Bebidas ser referência para preço no mercado brasileiro. Digo que é engraçado porque eles não são um bar, não são um empório e nem sequer tiram a maior parte de seus lucros das cervejas especiais. A começar pelo fato de que eles são uma loja de conveniência num posto de gasolina. Quem conhece o pessoal da loja sabe que eles não escondem de ninguém que o que dá lucro e faz a loja continuar funcionando são as cervejas de massa, que eles vendem a rodo para o churras do final de semana. Não é um negócio centrado em cervejas especiais, por isso é engraçado que sirvam de referência para esse mercado.

O que está faltando no mercado brasileiro é mais criatividade da parte de negócios e empresas que não dependem das cervejas especiais para sobreviver. Porque a verdade dói, mas é uma só: cerveja especial é cara demais no Brasil. Não dá para fazer um negócio barato se você se apoiar nelas como seu carro-chefe.


Para justificar aumento de preços e atrasar pedidos o pessoal tem criatividade, mas realmente são poucos que a utilizam para fidelizar o cliente e praticar condições boas para os ambos os lados. Mais fácil seguir a modinha e arrancar $$$$ enquanto dá.
Last edit: 10 anos 1 mês atrás by fernando pereira frassetto.
10 anos 1 mês atrás #52795

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se