Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Mais
12 anos 1 mês atrás #40934 por fernando pereira frassetto
"A indústria brasileira de cerveja possui tradição de mais de cem anos e tem orgulho de produzir bebidas de altíssima qualidade. A Ambev leva aos seus milhões de consumidores receitas seculares produzidas com os melhores insumos disponíveis em todo o mundo"
Receitas seculares??? faça-me o favor...melhor seria terem ficado quietos...
Mais
12 anos 1 mês atrás #40936 por Claudinei  

Luiz Felipe Malta escreveu: Claudinei, pior que não... Malte não precisa ser somente de cevada...

Tanto que a Brahma Extra se declarada "puro malte", mas está na lista das cervejas com alto teor de milho...

Luiz, acho que você se enganou... a Brahma Extra não é puro malte, e nem se declara como tal. É uma cerveja que leva adjuntos, mas em menor porcentagem no extrato que a sua popularíssima homônima, a Brahma "convencional". Isso acaba resultando em uma cerveja um pouco mais encorpada, devido ao maior teor de malte de cevada. Essa diferença de corpo é nítida, se você comparar as duas. Acho até estranho a Brahma Extra estar na lista das que mais levam milho. Será que eles não quiseram se referir à Brahma "convencional"? Ou estariam falando apenas em "quantidade absoluta", e não em "proporção"?

Quanto ao milho e ao arroz, sempre tive na minha conta que esses cereais são usados na forma não-maltada nas cervejas, ou o próprio cereal ou seu subproduto (maltose). Seria viável maltar milho para a produção cervejeira?
Mais
12 anos 1 mês atrás #40938 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Nossa, que estranho. Eu podia jurar que a Brahma Extra se dizia "puro malte". Mas realmente consultei a Internet e achei justamente que ela leva cereais não-maltados. Enfim, fica a correção.

Quanto a maltar milho, não sei o quanto é viável em larga escala, mas já vi relatos de receitas com milho maltado. Nunca tive a oportunidade de experimentar. Acredito agora que seja um nicho.
Mais
12 anos 1 mês atrás #40940 por Claudinei  
OK, Luiz. As únicas cervejas "industriais" (excluindo as artesanais, as com "apelo artesanal" e afins) produzidas no Brazuca com receita puro malte são a Heineken, a Kaiser Bock e a Bavaria Premium. Pelo menos, são as que eu conheço...

Essa de maltar o milho pra fazer cerveja é novidade pra mim. Será que isso não encarece o processo? O grão de milho maltado teria um melhor rendimento? A cerveja resultante ficaria menos seca? Vou pesquisar mais a respeito...
Mais
12 anos 1 mês atrás #40988 por Ivan Sellegatto Gomes

fernando pereira frassetto escreveu: "A Ambev leva aos seus milhões de consumidores receitas seculares produzidas com os melhores insumos disponíveis em todo o mundo"
Receitas seculares??? faça-me o favor...melhor seria terem ficado quietos...

Qualquer receita criada até o ano 2000 pode ser chamada de secular e até milenar.:evil::laugh:
Mais
12 anos 1 mês atrás #40996 por Ivo Nóbrega de Medeiros
"Controlar a quantidade de malte de cevada é necessário para obter cerveja com características adaptadas ao paladar do consumidor brasileiro: leve, refrescante e de corpo suave".

Essa justificativa da Ambev é no mínimo ridículo. É o tipo da coisa, cachorro só come ração pq só dão ração para ele comer, se derem uma picanha suculenta garanto que eles vão preferir a picanha.
Muitos brasileiros só bebem essas cervejas comerciais, pq não experimentaram as artesanais. Até pouco tempo, para mim, cerveja era skol, bohemia e olhe lá heineken, todavia graças a uma forte reação alergica que tive (entre outros alimentos, o milho), fui obrigado a mudar minha alimentação. E uma das primeiras mudanças foi parar de tomar essa cerveja de milho e começar a tomar cerveja de verdade.
Tempo para a criação da página:0.419 segundos