Hugo Barbosa escreveu: Marcussi, você poderia discorrer um pouco mais sobre as eventuais atitudes equivocadas recentes da Colorado?
Hugo, eu fico meio incomodado de "falar mal" assim de uma cervejaria num fórum público, ainda mais uma cervejaria da importância da Colorado, mas realmente não tenho entendido algumas coisas de uns tempos para cá. Na verdade, quase tudo o que diz respeito a essa stout deles me parece um pouco estranho.
A Colorado Ithaca foi feita pela primeira vez em 2009 com o nome de Vintage Black Rapadura. O plano inicial era fazer cada safra com uma receita diferente, como fazem a 3 Floyds com a Dark Lord ou a Fuller's com sua Vintage Ale. Pois bem, a cervejaria teve problemas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (vulgo MAPA) que atrasaram excessivamente o lançamento e obrigaram a Colorado a mudar o nome e o rótulo da cerveja.
Aí começaram as ações divergentes. Primeiro, a Colorado lançou a cerveja sem registro mesmo, com o nome de Vintage Black Rapadura, pelo espantoso preço de R$ 50. Para justificar o preço, a cerveja só era oferecida num kit especial, com caixa de madeira e uma taça da cervejaria. Em teoria, a cerveja nunca mais seria relançada com a mesma receita, o que era um atrativo para o kit. Eis que, menos de um ano depois, reapareceu no mercado uma cerveja chamada Ithaca, que era exatamente a mesma Vintage Black Rapadura, só que rotulada com um novo rótulo e nome. O preço seguia nos mesmos R$ 50, dessa vez sem brinde nenhum. Aí a cervejaria começou a invocar a demora no lançamento e o preço dos insumos, comprados numa safra especialmente cara, para justificar o preço da cerveja.
Quase dois anos depois (ou seja, no ano passado), a Colorado decidiu retomar a produção da Ithaca, mas, em vez de lançá-la no mercado nacional, direcionou o primeiro lote todo para exportação para os EUA (junto com a Berthô e a Vixnu), criando a estranha situação de uma breja brasileira que existia nos EUA mas não tinha nenhuma correspondente no Brasil. Para piorar, o preço de venda nos EUA era inferior aos R$ 50 que ela custara no Brasil. Ou seja, os americanos bebem a Ithaca pagando menos que os brasileiros. Segundo me lembro, as três custavam mais ou menos o mesmo preço lá nos EUA, em torno de 15 doletas, mas queria que alguém confirmasse a informação. Pelo menos para mim, criou-se a expectativa de que a cerveja voltasse a ser oferecida no mercado nacional, junto com a Berthô, na mesma faixa de preços da Vixnu (que oscilou entre R$ 20 por 600ml e R$ 15 por 310ml no ano passado e agora voltou aos R$ 22 por 600ml).
Pois bem, eis que a cerveja volta ao mercado nacional, dessa vez custando mais de R$ 60 (achei por R$ 62,90 no EAP). Vale lembrar que, há alguns meses, havia aparecido uma versão limitada da Ithaca, maturada em barris de uísque, lançada em parceria com o Melograno, custando menos do que isso (R$ 50 em preço promocional). Eu não estou entendendo nada, e não ajuda muito o fato de que a Colorado não tem feito pronunciamentos oficiais esclarecendo suas ações e estratégias de mercado para o consumidor. Como consumidor e fã da marca, fico confuso e gostaria de que a história fosse mais bem esclarecida.