Olá amigos, boa tarde.
Primeira vez que participo do fórum do Brejas.
Dei uma pesquisada sobre o assunto aqui no fórum, mas as respostas que encontrei são as que já tinha imaginado. Então irei explicar o que aconteceu e tentar ver mais opiniões.
Basicamente, nas minhas últimas 2 levas, não consegui boas atenuações. Por exemplo, fiz uma Belgian Strong Golden Ale e esperava uma FG menor que 1,020, porém o resultado foi de 1,042. Como isso já tinha acontecido antes tb, passei a fazer starter e propagar as leveduras, achando que o problema estaria com elas, porém tenho certeza que o problema não é aqui: propago por 24 horas e consigo fermentações muito intensas (algumas explosivas inclusive
), que duram cerca de 2 a 3 dias apenas, logo não acredito que o problema seja a quantidade/qualidade do fermento. Na verdade tenho certeza que estou inoculando muito mais fermento do que realmente necessito devido a estas propagações.
A ideia era trabalhar nas rampas de beta e alfa na brassagem, porém acredito que o problema esteja exatamente aí. Vejo que existe mudança da real temperatura no mosto, como era de se esperar, porém talvez a amplitude de temperaturas entre o fundo e topo da panela esteja muito grande. Será se é possível? Se for, então, quando eu estiver na rampa da beta na parte de cima do mosto (onde eu verifico a temperatura), na verdade eu já esteja na rampa da alfa no meio e fundo dela, criando açúcares maiores não fermentáveis, só vejo essa explicação. Só acho estranho pq minha panela tem apenas 40cm de altura (40x40cm), misturo o mosto a todo o momento para homogenizá-lo e evitar diferenças de temperatura sempre que for fazer medições e, apesar de utilizar fogão industrial de alta pressão, não aumento a temperatura bruscamente. Além disso, uso vários tipos de termômetros, muitos deles conseguem ir até quase o final da panela, e a temperatura não mostra essas variações tão grandes.
Devido à propagação da levedura, uma coisa que não venho fazendo é aerando o mosto, achando que não seja preciso. Comprei um aerador, porém era mais uma etapa que precisava adicionar no processo de fabricação, higienizá-lo, etc, fora que estava fazendo muita espuma antes de inocular o fermento, então decidi parar de usá-lo. Acreditam que pode ser baixa oxidação do mosto, mesmo eu inoculando muito mais fermento que o necessário? Caso o problema esteja aqui, irei comprar um cilindro de O2 e aerar tudo em segundos.
Enfim pessoal, agradeço muito pela ajuda de vocês!
Boas cervas!
Alan.
P.S: Não estou mais utilizando teste de iodo, então realmente não tive esse parâmetro ao final da brassagem.