Caixa de Fermentação

Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #49433 por Renato Pereira
Criado por Renato Pereira no tópico Caixa de Fermentação
Outro dia participei de uma brassagem e fiquei com vontade de comprar alguns equipamentos para começar a produzir. A minha dúvida principal é quanto ao controle da fermentação e maturação e as opções de equipamentos para se adquirir. Não tenho espaço suficiente para comportar outra geladeira exclusivamente p/ fermentar a cerveja. Conversei com uns colegas que disseram ter visto na web alguns modelos caseiros de caixas de fermentação (estrutura de isopor, gelo, termostato e ventoinha).

- Alguém já tentou construir com sucesso?
- O controle da temperatura é satisfatorio?
- É possível usar para maturar a cerveja?
- Quais o pros e cons dessas caixas?

www.ajbrewing.com/Beer/fermchiller/default.htm
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por Renato Pereira.
Mais
12 anos 2 meses atrás #49451 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Caixa de Fermentação
Seu problema é espaço ou gastar? Se for espaço, acho que essa caixa é maior que um frigobar.
Mais
12 anos 2 meses atrás #49457 por Renato Pereira
Respondido por Renato Pereira no tópico Caixa de Fermentação
Leonardo, são as duas coisas. Quero otimizar o investimento em equipamentos. Minha casa é naturalmente fria inverno, outono e primavera (~18 a 22oC na media). No verao, pode chegar a 26oC (ou ate mais dependendo do calor). Embora eu possa manter um fermentador fora da geladeira/frigobar nesses periodos mais frios, é um risco manter a temperatura variando. Se eu comprar uma geladeira ou frigobar, terei que investir de qq forma em um controlador digital de temperatura (caso queira manter a precisao na fermentacao). Como essas caixas sao desmontaveis, posso mante-la na estante caso nao esteja utilizando (diferente da geladeira). Tem o aspecto custo tambem, pois um refrigerador ou frigobar vai custar pelo menos uns R$ 600 a R$ 900 (conforme o modelo).
Mais
12 anos 2 meses atrás #49458 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Caixa de Fermentação
Não sei onde vc mora, mas em SP, procurando bem em lojas de usados vc acha frigobares bem baratos, coisa de R$ 200,00. É o que vc vai gastar com material para fazer essa caixa.
Tempo para a criação da página:0.341 segundos