Renato . escreveu: O que mais vcs indicariam guardar???
Renato, acho que o legal é tentar o inesperado. Sabemos que quase qualquer cerveja com teor alcoólico acima de 8% tem estrutura para aguentar guarda. Se tiver boa complexidade, é provável que as características de oxidação se integrem bem ao conjunto e não se sobressaiam demais. Se for escura e bem rica em maltes, melhor. Se tiver uma boa estrutura de amargor de fundo, melhor ainda. Daí em diante, é experimentação. Às vezes uma cerveja não tem o perfil perfeito, mas aguenta muito bem uns 2 anos.
Eu, por exemplo, tenho Eisenbahn Weizenbock (envelhece bem até uns 2-3 anos, em teoria), Wäls Quadruppel, Orval, Leffe Radieuse (deve aguentar também uns 2 anos, apesar de não ser refermentada na garrafa), Eisenbahn Lust Prestige, Ola Dubh 40, entre outras, só esperando o momento certo. Claro que as clássicas são uma aposta mais segura, mas eu acho que arriscar também pode ser legal. Especialmente com cervejas nacionais. O que me lembra que acaba de ser lançada uma cerveja nacional que tem bom potencial para guarda: a Wäls Petroleum. Vale a pena esperar ter um dinheirinho extra e arriscar algumas garrafinhas.
Não gosto de guardar uma garrafa cara solitária. Acho mais legal comprar cervejas mais baratas para poder ter umas 4-6 e ir vendo como ela evolui.