Detalhe da Avaliação

4.4 25
Estados Unidos
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
25 de Junho de 2009 15680
(Atualizado: 03 de Novembro de 2010)
Avaliação Geral

4.5
Aroma

8/10
Aparência

5/5
Sabor

18/20
Sensação

5/5
Conjunto

9/10
Pra quem nao sabe Yeti e' uma mitologica criatura tambem conhecida como o "Abominanevel Homem das Neves", originario dos Himalaias (Nepal e Tibet). Toda a historia comecou com as primeiras expedicoes para mapear o Monte Everest em 1921, quando o explorador e alpinista Charles Howard-Bury relatou em seu livro que encontrou rastros de um grande lobo-cinzento que na neve fresca formava duplas pegadas que remetiam a um grande homem descalco, o qual batizaram de metoh-kangmi (metoh = homem-urso e Kang-mi = homem das neves).

Ja a cerveja Yeti, e' uma Imperial Stout extremamente famosa e premiada nos EUA e no mundo.
Tirei essa garrafa de 600 ml da geladeira mais ou menos 2 horas antes de toma-la. A temperatura ambiente aqui estava em uns 15 graus (ideal para uma cerveja como esta).

Coloracao totalmente negra e opaca. O colarinho e' extremamente abundante e persistente e tem cor marrom escura e um pouco avermelhada (me lembrou a terra-roxa de Ribeirao Preto!). Uma beleza de apresentacao. Nota maxima.
Aroma intenso de malte torrado, chocolate, frutas de inverno (principalmente cerejas, ameixas e morangos) e um pouco de alcool.

Sabor tambem bem potente de malte escuro, chocolate meio amargo e toffee. O final tem um certo frutado/azedo/herbal que eu acredito que seja dos lupulos americanos . O aftertaste e' maltado com leve amargor que nao dura muito.

Provavelmente o ponto mais impressionante dessa cerveja e' a sua extrema cremosidade. Sem brincadeira, fiquei com a impressao de estar tomando um milkshake. Deixa uma oleosidade persistente entre a lingua e o ceu da boca. Um dos melhores mouthfeels que eu ja senti.

Corpo mediano apesar do tanto de malte. Realmente a leveza impressiona em uma cerveja deste estilo. A carbonatacao e' mediana. O alcool e' totalmente escondido.

No geral eu diria que essa cerveja e' quase uma obra prima. Gostei do final frutado dos lupulos, o que separa a Yeti da maioria das outras cervejas do mesmo estilo. Faltou um pouco mais de complexidade pois ela e' muito dominada pelo chocolate meio-amargo.
So' me resta procurar a Oak Aged Yeti agora!

http://cervejasamericanas.blogspot.com/

Detalhes

Degustada em
02/Novembro/2010
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
EUA
Preço
US$ 9.00 na loja
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .