Não é apenas no percentual de álccol (ABV) que se “mede” a força de uma cerveja. Há diversas outras unidades técnicas quantitativas que traçam um raio-x da breja, entre elas o índice de amargor. Em inglês, essa escala é chamada de IBU (International Biterness Unit). Quanto maior a IBU, mais a breja é amarga. Ou mais lupulada, já que o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo. A IBU de uma cerveja é determinada por um cálculo específico feito no momento da sua fabricação, e as cervejarias quase nunca informam esse índice em seus rótulos.
Para melhor entendimento do leitor, BREJAS apresenta abaixo um gráfico apresentando a variação de IBU´s encontráveis em cada estilo de cerveja (segundo o BJCP). Repare, por exemplo, que uma cerveja “comum” brasileira, do estilo Standard American Lager — como aquela Brahma do boteco, por exemplo — tem de 8 a 15 IBU, enquanto que uma verdadeira pilsen, como a tcheca Czechvar, tem de 35 a 45. Alguns estilos são hiperlupulados, como as Imperial India Pale Ale, com IBU´s que vão de 60 a incríveis 120. Outras brejas possuem muito pouco amargor, como as lambics, cujo IBU é de, no máximo, 10.
Cursos do BREJAS
Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.