O texto abaixo é de autoria de Gilberto Tarantino, diretor da Tarantino Importadora, responsável por trazer ao Brasil as cervejas artesanais norte-americanas Flying Dog e Anderson Valley as quais, nas últimas semanas, vêm sendo acusadas de estarem sendo vendidas com os prazos de validade ultrapassados (entenda melhor o caso neste artigo). O texto foi enviado por Gilberto para ser publicado com exclusividade, na íntegra, pelo BREJAS. Pede-se civilidade e sobretudo responsabilidade nos comentários.
————————
“A Importadora Tarantino tem acompanhado o crescente número de comentários na internet pela comunidade cervejeira. Tais comentários, especulativos ou não, interagem com os questionamentos referentes à validade de alguns dos produtos por nós importados.
Estamos e sempre estaremos abertos a esclarecer as dúvidas porventura existentes, cientes de nossa responsabilidadade como empresa importadora, bem como diante de um interesse comum de continuarmos proporcionando a degustação das boas cervejas que existem pelo mundo.
Devido ao tom de agressividade e ao desconhecimento legal e operacional de alguns foristas que escreveram seus comentários, preferimos nos manter à parte do calor desta discussão; desde o início o tom das indagações sempre foi o de ofensa e não de questionamento.
Nossa empresa foi criada a partir de uma experiência familiar de mais de 50 anos no ramo de comércio exterior e está no mercado de cervejas de forma pioneira com relação à escola americana, para atender aos anseios de um público crescente e ávido por produtos artesanais e diferenciados.
Portanto, e até como regra de conduta permanente de nossa empresa, seguimos sempre rigorosamente todos os requisitos impostos pelas autoridades brasileiras para importar devidamente as bebidas, inclusive aqueles impostos pelo Ministério da Agricultura, bastante específicos e que visam precipuamente proteger os consumidores.
Para atender ao inflamado debate, esclarecemos alguns dos pontos levantados, que consideramos cruciais para afastar definitivamente qualquer responsabilidade objetiva de nossa empresa:
– Trabalhamos de acordo com os parâmetros e prazos estabelecidos pelos fabricantes para produtos de exportação com validade de pelo menos um ano e, no caso das cervejas americanas, sempre com a chancela do TTB, que é o órgão do governo americano que atesta e valida produtos considerados perigosos como álcool , tabaco e armas.
– Quem fornece esta documentação é o departamento de exportação das cervejarias com supervisão do CEO da empresa, em papel timbrado, carimbado, datado e assinado pelos funcionários e diretores responsáveis, pois estes documentos são exigidos pelas autoridades brasileiras na importação.
– O departamento de relações públicas destas cervejarias não é responsável pelas exportações.
– Todo o suporte documental relativo à regularidade de nossas operações de importação e comercialização está em nosso poder.
– A documentação de todo o processo de importação, incluindo a que comprova a lisura das datas de vencimento, valores, quantidades, exames laboratoriais e demais certificados faz parte de acordo de confidencialidade comercial regularmente existente entre exportador e importador .
– O processo de etiquetagem é realizado na zona alfandegária, antes mesmo da nacionalização da carga, ao qual não temos acesso. Quando nos foi questionada a dupla etiquetagem, verificamos as garrafas disponíveis no ponto de venda e o que encontramos foram duas etiquetas sobrepostas exatamente iguais.
– Apoiamos a utilização de mídias sociais de uma maneira ética e responsável. Atitudes precipitadas colocam em dúvida a seriedade do movimento cervejeiro no Brasil, tanto para nós brasileiros, como para os exportadores americanos.
– A afamada “foto” do Twiter não é de autoria, sugestão, criação ou responsabilidade da Tarantino. O autor da referida foto já se manifestou sobre este assunto algumas vezes, inclusive se desculpando publicamente pelo ato.
Por fim, afirmamos que não mais aceitaremos em silêncio acusações infundadas e caluniosas, que visam única e exclusivamente macular a imagem e reputação de nossa empresa.
Atenciosamente,
Gilberto Tarantino — Diretor
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.