Clique na caixa para ouvir:
O papo de hoje, que o leitor pode ouvir clicando na imagem acima, é com o cervejeiro gaúcho Eduardo Bier. Há exatos 15 anos, ele fundava a pioneira DaDo Bier, a primeira cervejaria artesanal em solo brasileiro. Entre os deliciosos relatos da pré-história do movimento cervejeiro artesanal no Brasil, ele conta que a ideia para elaborar uma cerveja utilizando a regionalíssima erva-mate na receita — a qual, depois, se tornaria a deliciosa DaDo Bier Ilex — foi de Marcelo Carneiro, da Cervejaria Colorado, o qual já usava em Ribeirão Preto outros ingredientes então “inusitados” em suas brejas, como mandioca, mel, rapadura e café.
A cerveja que nunca será
Eduardo fala ainda, com um carinho que chega a emocionar, sobre a Double Chocolate Stout, breja elaborada em parceria com os cervejeiros caseiros cariocas Ricardo Rosa e Mauro Nogueira. Embora magistral e inovadora, ela jamais poderá ser comercializada em função do anacronismo da legislação brasileira sobre cerveja aliada à inoperância burocrática estatal (leia mais sobre esse assunto aqui).
Dica do BREJAS
Hoje eu falo sobre uma dúvida que sempre assalta quem gosta de cerveja: A sua breja pode ser guardada? Estraga ou fica mais gostosa? Escute o programa e entenda um pouco mais sobre os estilos de cerveja que podem ser guardados ao longo dos anos.
A coluna Pão & Cerveja vai ao ar todas as sextas-feiras às 11:45 da manhã pela rádio CBN de Belo Horizonte (106,1 FM). Ouça ao vivo o programa ou curta os programas anteriores gravados e disponibilizados aqui no blog pelo BREJAS. Para a experiência ficar completa, acompanhe também o Blog Pão & Cerveja.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.