São potentes 75 IBU´s (índice internacional de unidades de amargor). Pra se ter uma ideia, uma cerveja “tipo pilsen” do boteco da esquina possui meros 8 IBU´s, em média. Entra em cena a Colorado Double Índica, uma das cervejas mais amargas do país até o momento.
A novidade — que ainda só está sendo comercializada em bares especializados na versão chope — chega em ótima hora: já fazia algum tempo que a badalada Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), não lançava novas brejas para deleite dos milhares de fãs cervejeiros da marca (aos quais se inclui este escriba).
A história da breja começou com a vinda ao Brasil mês passado do americano Matt Brynildson, incensado cervejeiro da artesanal californiana Firestone Walker Brewing Company. Para “recepcioná-lo”, o cervejeiro da Colorado Patrick Zanello resolveu desenvolver uma leva experimental da sua boa e velha Índica, só que com uma carga extra — bem extra… — de lúpulos. E, enquanto experimental, neste primeiro lote só foram produzidos 1.500 litros da breja.
Pelo que pude apurar, a cervejaria ribeirão-pretana está providenciando o registro nos órgãos governamentais competentes para lançar a Double Índica na versão garrafa. Em razão da conhecida “rapidez” desses órgãos, porém, ainda não se sabe quando isso ocorrerá de fato.
No Bar Brejas, só 30 litros
Se nenhum acidente de percurso ocorrer, hoje (4/11), chegará no Bar Brejas (casa controlada por este site em Campinas-SP) um barril de 30 litros da breja. Sim, eu sei, é pouco. São apenas 30 litros, mas o suficiente pra matar a curiosidade dos lupulomaníacos para provar, em primeiríssima mão, a cerveja brasileira mais lupulada até agora.
Mas todo cuidado é pouco: A Colorado Double Índica possui nada menos que 9,5% de potência alcoólica…
Em tempo…
Quando da publicação desta postagem, fiei-me numa informação errônea passada, por pura confusão de informações, pela Colorado. Ela dava conta que a Double Índica possuía apenas 45 IBU´s, o que não é verdade, e gerou discussões acaloradas nos comentários aí embaixo. O índice correto de amargor da breja bate em 75 IBU´s, o que a coloca, tecnicamente, dentro do estilo proposto.
Em tempo, Parte II…
Por uma falha da empresa transportadora, o barril de Double Índica que era pra estar no Bar Brejas hoje, 4/11, acabou não chegando a tempo. De acordo com a Colorado, a breja estará em Campinas impreterivelmente nesta sexta-feira, 5/11.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.