Clique na caixa para ouvir:
Buenos Aires é, segundo as agências de viagens, o destino turístico internacional mais barato e o mais visitado pelos brasileiros. Ao desembarcar no Aeroporto de Ezeiza, o turista logo se verá cercado por “agentes” que lhe ofertarão — até, por vezes, de forma inoportuna — os indefectíveis shows de tango e visitas às pantagruélicas churrascarias, como se a capital argentina se resumisse apenas a esses dois atrativos mais do que manjados. Ao apreciador de cervejas, porém, há uma outra visão da cidade.
O cenário cervejeiro artesanal na Argentina é bastante evoluído. Por sinal, a arte de fazer cerveja artesanalmente começou bem antes lá do que cá, já no raiar dos anos 70. Durante os 80, porém, sobreveio no país a grande crise econômica que fez estagnar essa atividade, em razão das altas dos preços dos insumos e equipamentos. A partir de meados dos anos 90 vem acontecendo, paulatinamente, uma retomada artesanal cervejeira que, se não é maior que a brasileira, não fica tanto assim a nos dever, e vale a pena ser explorada.
No programa que acabou de ir ao ar nesta manhã, o entrevistado da jornalista Fabiana Arreguy sou eu mesmo, Mauricio Beltramelli, já que fiz há algumas semanas uma incursão cervejeira por Buenos Aires. O tema do bate-papo é sobre a Cerveza Artesanal Antares, de Mar del Plata. A micro possui pubs em várias cidades argentinas, incluindo Buenos Aires. Na opinião deste escriba, um programa bem mais interessante do que assistir ao tango de sempre…
Veja mais imagens do pub portenho da Antares na Galeria de Fotos.
A coluna Pão & Cerveja vai ao ar todas as sextas-feiras às 11:45 da manhã pela rádio CBN de Belo Horizonte (106,1 FM). Ouça ao vivo o programa ou curta os programas anteriores gravados e disponibilizados aqui no blog pelo BREJAS. Para a experiência ficar completa, acompanhe também o Blog Pão & Cerveja.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.