Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer

laboratorio.jpg

Degustadores responsáveis, exultai! Em pesquisa que acaba de ser publicada, prova-se que o nosso hobby é, de fato, saudável.

Cientistas da Universidade Loyola, em Chicago (EUA), revisaram 44 estudos da década de 90 e concluíram que pessoas que consumiram cerveja, vinho e destilados com moderação apresentavam menor risco de desenvolver o Mal de Alzheimer do que os abstêmios. “O consumo responsável de leve a moderado de álcool parece trazer determinados benefícios à saúde”, disse Michael Collins, neurocientista e professor-coornenador da pesquisa.

É bom lembrar, contudo, que o abuso habitual de álcool pode, a longo prazo, tornar o efeito contrário, causando perda de memória e comprometimento das funções cognitivas. Para o leitor do BREJAS, que bebe moderadamente e degusta cervejas ao invés de simplesmente embriagar-se delas, não há razão para abandonar o hábito. Pelo contrário.

Enfim, ao menos uma boa notícia para começar o ano…


Comments

5 responses to “Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer”

  1. Erik Avatar
    Erik

    Boa notícia, mas foi mensionada a quantidade de álcool que é considerada como moderada pelo estudo?
    Um abraço a todos!

  2. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Erik,

    A pesquisa só menciona “2 taças diárias de vinho” como sendo uma quantia moderada.

    Noves-fora, fazendo as contas da graduação alcoólica do vinho em relação à cerveja, creio que seria algo em torno de 3 copos do tipo “pilsner”.

    Concordam?

  3. Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer | Blog do BREJAS – Tudo sobre Cerveja…

    Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer…

  4. […] – Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer. […]

  5. Juliana Avatar
    Juliana

    Bom eu não bebo cervej, mas bebo de 2 a 3 copos de vinho nova máximo, meu marido bebê cerveja todo fim de semana,muitooooo, ele corre risco de ter alzheimer quando estiver mais velho? Obrigada.

Leave a Reply