Autêntica cerveja de… Abóbora!

SauberPumpkinAleUma cerveja que leva em sua composição a abóbora, posta para cozinhar juntamente com os maltes na mostura. Esta é a inusitada e deliciosa Sauber Beer Pumpkin Ale, a primeira breja artesanal puro-sangue a ser disponibilizada pelo Bar Brejas a partir desta semana.

Seu autor é o engenheiro químico Renato Marquetti Junior, que fundou a nanocervejaria Sauber Beer em 2009, na bela chácara onde mora em Mogi Mirim, no interior paulista (veja imagens da pequena fábrica ao final deste post). Lá, no seu canto, ele elabora suas “filhas” ao som de pássaros e quedas d´água. A cerveja tinha que ficar boa!

Umbilicalmente ligado à ACervA Paulista (associação de cervejeiros caseiros do Estado), Marquetti é a simpatia em pessoa, e cultiva, além do bigodão,  o estilo e espírito bonachão. Não pode ser visto sem sua fiel escudeira Vanesca, com quem divide a vida e a paixão por cervejas há “uns pares” de anos.

Quem visita a nanocervejaria do engenheiro logo se surpreende com o profissionalismo de Marquetti. Composta por um galpão separado da residência principal da propriedade, o ambiente impressiona pelos equipamentos modernos e ultralimpos, tinindo de brilhantes. Há ainda câmaras frias (!!!) para acomodar as brejas em fermentação e maturação.

O resultado? A Pumpkin Ale é uma cerveja única, especialíssima, descolada de todas as outras. Está longe de ser uma fruit beer (a receita-base é de uma pale ale), mas o aroma de abóbora se sente logo ao deitá-la no copo. Na aparência, um âmbar claro translúcido, puxado ao marrom. Poderia ter um creme mais denso e principalmente consistente e persistente.

No aroma, além da abóbora, têm-se o dulçor dos maltes e um levíssimo toque lupulado. Sente-se também, com evidência, cravo e um toque de canela (Marquetti jura que não usa a especiaria na receita). Há ainda percepções de resina, rapadura e açúcar mascavo.

No sabor, a abóbora assoma os sentidos. Sabe aquele doce de abóbora da sua avó? Pois é, a Pumpkin Ale lembra, e muito, essa sensação infantil, idílica, nostálgica. A breja traz ainda uma vantagem adicional: É refrescante como só ela, com corpo leve e ótima drinkability, pra ser servida numa temperatura mais baixa. O longo final traz o dulçor da fruta e o cravo.

A má notícia é que a Sauber Beer produz “apenas” 800 litros por mês — e o Renato ainda faz outros estilos de cerveja com gengibre, canela, pimenta e cascas de laranja. O Bar Brejas, casa controlada por este site, conseguiu garantir apenas uma caixa com 24 unidades da Pumpkin Ale. Metade delas já foi vendida, mesmo sem constar na Carta de Cervejas. Acabando a batelada, só daqui a 40 dias. Afinal, Marquetti é paciente como um monge, na longa espera — mas necessária! — da correta maturação das suas brejinhas. Que assim seja!


Comments

18 responses to “Autêntica cerveja de… Abóbora!”

  1. Bebida e aprovada pelos Lamas….essa cerveja representa o espírito homebrewer : INOVAÇÃO NO SANGUE.

    Parabéns Renatao e Vanesca e parabéns pelo Bar Brejas pela nobre e grande atitude de valorizar as boas cervejas…mesmo que caseiras 🙂

  2. Excelente materia, parabéns Mauricio. Parabéns Renato pela sua nano-cervejaria que pelas fotos é maravilhosa. E um gesto fenomenal do Bar Brejas de disponibilizar as artesanais. Vamos em frente. Vida longa aos artesãos e a ACervA Paulista que une estes artesãos.

  3. Alexandre A. Marcussi Avatar
    Alexandre A. Marcussi

    Excelente! Uma das paixões transmitidas pela minha família é o tradicional doce de abóbora, tradicionalmente feito com açúcar, abóbora cozida, cravo e canela. Fico imaginando se experimentarei algo parecido com essa Sauber. Uma pena que o lote inicial seja tão pequeno, mas esse também é o charme da produção caseira! Espero que o rótulo possa se tornar fixo no cardápio do bar e ser acrescido de outros em breve! Parabéns à Sauber, e sucesso!

  4. Muito BOM!
    Bacana mesmo a cervejaria do Marquetti!
    Câmaras frias!
    Estamos sonhando!

  5. Como conseguimos comprar essa preciosidade aqui na capital de SP, Maurício?????

  6. Alexandre A. Marcussi Avatar
    Alexandre A. Marcussi

    Sensacional! Uma das tradições culinárias mais acalentadas na minha família é o tradicional doce de abóbora, feito com açúcar, abóbora cozida, cravo e canela. Fico imaginando se esta Sauber Pumpkin Ale irá proporcionar sensações semelhantes! Parabéns ao Renato e à Vanesca pela realização, e ao Bar Brejas pela iniciativa de comercializá-las. Espero que o fornecimento não se interrompa e todos nós possamos degustar essa beleza e outras que vierem na sequência!

  7. LUIZ E MARIA Avatar
    LUIZ E MARIA

    JÁ BEBEMOS E APROVAMOS VÁRIAS ESPECIALIDADES DA SAUBER BEER.
    UMA DELICIOSA É A DE CASCA DE LARANJA, UMA CREMOSIDADE INIGUALÁVEL.
    IMAGINAMOS O QUE DEVE SER A DE ABÓBORA.
    SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO ESTA NOVIDADE.
    PARABÉNS RENATO E VANESCA POR MAIS ESTE SUCESSO
    QUE A SAUBER BEER CRESÇA CADA VEZ MAIS.

    SUCESSO,SUCESSO,SUCESSO!!!

  8. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Fabio,
    Pelo que sei, a Pumpkin Ale não está sendo distribuída pra capital paulista.
    Boa hora pra você vir conhecer o Bar Brejas… rssss…
    Um abração.

  9. Renato. Avatar
    Renato.

    Opa, Barabens mauricio pelo incentivo a cerveja artesanal. Infelizmente ando meio corrido com uns esquemas aqui e não vou poder aparecer no brejas por esses dias, acho que vou ter que esperar pela proxima leva. E essa de casca de laranja??? não rola naum ???? Proficional o esquema da Sauber Bier, Parabens ao Renato.

  10. Pô Mauricião, é um plano. Assim que eu der uma passada em Campinas…

    Mas a Sauber não vende para consumidor final, encomenda por correio ou semelhantes????

    Abraços!

  11. Alessandra e Antonio Avatar
    Alessandra e Antonio

    Provamos e aprovamos ! Mas a nossa preferida continua sendo a com casca de laranja.

  12. Paula Cardoso Avatar
    Paula Cardoso

    Renato e Vanesca,

    O prazer com as suas cervejas começa com o aroma…e se estende a cada gole…
    Acho que o amor, a pesquisa, a competência, a dedicação e a super energia, transbordam no momento em que se abre a garrafa…
    Com certeza a cerveja de abóbora no Brejas, validada por um especialista, é só o primeiro importante passo, de uma história de sucesso.
    Parabéns aos produtores.
    Felicidade aos “descobridores” que poderão compartilhar a Sauber Bier.
    Abraços, Paula

  13. elaine costa Avatar
    elaine costa

    Profissionalismo e comprometimento só pode dar em coisa boa…..Parabéns!

  14. Raul Verinaud Avatar
    Raul Verinaud

    Aí Renato!!! Sabia que ia dar certo. Parabens.

  15. pierre marchet Avatar
    pierre marchet

    Je suis curieux de gouter cette bresilienne à la belle robe et impatient apres tant d’eloges de connaisseurs eprouvés. A bientôt.

  16. silvia ponciamo amorim Avatar
    silvia ponciamo amorim

    Olá Tio Renato e Tia Vanesca,
    …..era assim que eu os chamava quando era pequenina….
    Mas que surpresa boa ver vocês por aqui e ainda por cima trazendo essa grande novidade! Ainda não tive a oportunidade de experimentar essa cerveja e as outras também mas agora fiquei morrendo de vontade! Onde posso encontrar em SP? Parabéns por essa iniciativa e sucesso!
    Grande beijo,
    Silvinha

  17. Parabens Renato e Vanesca, nos da Dragon Bier desejamos grande sucesso e sabemos do grande sucesso que suas maravilhosas cervejas andam fazendo.esta de doce de abóbora, feito com açúcar, abóbora cozida, cravo e canela, ainda nao tive o prazer de experimenta-la mas fico imaginando como deve proporcionar sensações agradaveis.
    Sucesso.

  18. boa noite estou e3nteresado em começar produzir cerveja na minha propriedade,visitanto a internet encontrei seu blog e gostei muito de suas estrutura gostaria se possivel me enviase contato para aquisiçao de equipamento parecido com o seu. abraços marcos.

Leave a Reply