EM PRIMEIRA MÃO, PELO BREJAS
No exato momento em que este post é publicado (21:01 horas no Brasil, zero hora e um minuto na Europa, já no dia 13/11), Marcelo Carneiro da Rocha, proprietário da Cervejaria Colorado, está refestelado e feliz em seu quarto de hotel na Alemanha, preparando-se para logo mais ir buscar, no Palácio das Convenções de Nuremberg, a medalha de ouro que a sua Demoiselle abiscoitou na categoria das cervejas do estilo Porter no European Beer Star Award 2008. Ninguém pode negar que a vitória possui um sabor especialíssimo de doce vingança após o “mal entendido” ocorrido com o cervejeiro da Guinness, Fergal Murray, que teria dito que a breja ribeirão-pretana era apenas “café, gelo e álcool” (veja AQUI a matéria, e a resposta de Murray AQUI). Será que, em razão do prêmio, teremos algum pronunciamento do irlandês? A conferir.
Quem também está exultante é Juliano Mendes, da Cervejaria Eisenbanh, que faturou duas medalhas de bronze no concurso: A Eisenbahn Dunkel, na categoria German-Style Schwarzbier, e a Eisenbahn Pilsen, na categoria Mild Beer. É o segundo pódio consecutivo dos blumenauenses no certame já que, em 2007, levaram também dois bronzes, um deles com a mesma Dunkel e o outro com a Eisenbanh Weizenbock, esta na categoria South-German-Style Weizenbock Dunkel.
E, pra fechar a conta, mais um ouro: A Baden Baden Stout sagrou-se campeoníssima na categoria Dry Stout. A breja de Campos do Jordão já possui excelente avaliação no nosso Ranking, obtendo, até agora, as notas 3,3 (BREJAS) e 3,6 (público). O prêmio é um reconhecimento à excelência de um produto já consagrado entre os consumidores de bom gosto.
O concurso European Beer Star, que já está em sua quinta edição, é o mais importante da Alemanha em sua categoria, e foi criado pelas Associações Privatbrauerein Deutschland, Privatbrauerei Bayern e Association of Small and Independent Breweries in Europe (SIB). As avaliações, efetuadas na Doemens Brewing Academy, em Munique, são exclusivamente sensoriais, e as degustações são feitas às cegas por 65 experts em cervejas de 16 países (a turma da foto aí acima). Nesta edição, foram inscritas 688 brejas (número 20% maior que na edição de 2007) de 32 países dos cinco continentes, em 42 categorias de estilos.
As notícias sobre os prêmios foram passadas ao BREJAS há alguns dias pelas Cervejarias Colorado e Eisenbahn, as quais nos solicitaram que as publicássemos somente hoje e neste horário específico — já no dia 13/11, na Alemanha — em razão de dispositivo contratual celebrado com a direção do concurso.
Parabéns, e que venham outras, e mais, e muitas medalhas!!!
—————————
SAIBA MAIS
Veja o fac-símile da carta à Colorado noticiando a medalha de ouro da Demoiselle e faça uma visita virtual à Cervejaria, com direito a um pequeno filme mostrando o nascimento da breja campeã. Visite também o blog da Sociedade Baden Baden e conheça um “outro lado” da cervejaria.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.