Weihenstephaner Vitus: A lenda está de volta

vitus

Finalmente, após um longo período em falta, está de volta ao Brasil a tão procurada cerveja Weihenstephaner Vitus, pelas mãos da importadora On Trade.

Elaborada com maltes de trigo e cevada, a breja é do estilo weizenbock e possui potentes 7,7% de volume alcoólico. Seu creme é branco, muito denso e consistente, e a coloração é dourada, o que é raro dentro do seu estilo. No aroma, fermento de pão, banana e cravo. No doce paladar, que segue o aroma, a força do álcool surpreende muito bem e cai como uma luva no conjunto geral. O final é levemente amargo. A alemã impressiona, ainda pelo seu excelente drinkability.

A cervejaria mais antiga do mundo

A Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan é a cervejaria mais antiga do mundo em atividade, produzindo cervejas de trigo oficialmente desde 1040, apesar dos indícios de produção datados de 720.

Fundada por monges beneditinos e reconstruída por quatro vezes durante o período das grandes guerras Medievais, a mais tradicional cervejaria do planeta continua localizada no topo da colina Weihenstephan (Sagrada Stephan), em Freising, cidade bávara a 30 km de Munique, capital da Bavária,  e a 10 km de Hallertau, maior área de plantio de lúpulo no Mundo.

Além da facilidade para obtenção de lúpulo fresco e de qualidade, Weihenstephan dispõe também da melhor seleção possível de levedura (ou fermento), considerada nos dias de hoje pelos mestres cervejeiros a “alma” da cerveja, pois dentro da Cervejaria se encontra o maior banco genético de leveduras do mundo.

Weihenstephan é atualmente  uma empresa estatal, controlada desde 1930 pelo Ministério da Cultura e da Ciência da Alemanha, desde então apresentando o oficial brasão da Baviera  nos rótulos de todas as suas cervejas.

Em  Weihenstephan são realizados testes e experiências para o lançamento de novos produtos e novas tecnologias, além da emissão de laudos e certificados de prestígio para a maior parte das cervejarias do mundo.

Conciliando tradição, experiência e a mais moderna tecnologia, as cervejas Weihenstephaner apresentam características especiais com seus sabores aperfeiçoados ao longo dos últimos 1000 anos.      

Com grande histórico de conhecimento, Weihenstephan é considerada atualmente o mais conceituado centro formador de mestres cervejeiros para o mundo, sendo referência mundial especialmente em função da qualidade de suas cervejas de trigo.

As cervejas Weihenstephaner são especiais e exclusivas, únicas na Baviera com Denominação de Origem Controlada (DOC) : “Premium Bavaricum”.

No Bar Brejas já tem!

As meninas alemãs acabaram de chegar também ao Bar Brejas, em Campinas, casa controlada por este site. É bom o leitor experimentá-la — ou revisitá-la — antes que a breja suma novamente…


Comments

3 responses to “Weihenstephaner Vitus: A lenda está de volta”

  1. Renato. Avatar
    Renato.

    Quanto tah essa belezinha no brejas ????? Tava loko atraz dela e preteno toma-la o quanto antes.

  2. Milu Avatar
    Milu

    Viva, chegou, at long fucking last! To esperando essa breja desde outubro, tomara que a espera se justifique!

  3. Há algum tempo realmente não a via por aí. Uma boa notícia!

    E, Milu, a espera se justifica!rs

Leave a Reply