EXTRA! Heineken compra a Femsa por US$ 7,6 bilhões

Heineken

A fabricante de cervejas holandesa Heineken anunciou nesta segunda-feira que adquiriu a empresa de bebidas Femsa, que detém a marca Kaiser no Brasil. A empresa holandesa vai comprar 100% das operações da Femsa no México e 83% das operações brasileiras que ainda não pertenciam à Heineken.

A operação teve custo de aproximadamente 5.3 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões). O custo das ações corresponde a 3,8 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões), mas dívidas e obrigações trabalhistas somam outros 1,5 bilhões de euros (US$ 2,1 bilhões).

A Femsa ficará com o equivalente a 20% do controle acionário do grupo Heineken. A cervejaria mexicana poderá indicar dois representantes não-executivos para o Conselho de Administração da Heineken. Um deles será apontado para o conselho de diretores da holding.

Segundo a empresa apontou em comunicado, alguns dos objetivos do negócio são criar valor no mercado brasileiro, o segundo maior do mundo em lucros no setor de cervejas, e acelerar o crescimento da marca Heineken no País e no México, usando a estrutura logística da Femsa.

O negócio deve ser concluído no segundo trimestre e precisa passar pela aprovação de autoridades regulatórias e dos acionistas da Heineken, Heineken Holding e Femsa.

Além da Kaiser, a Femsa detém no Brasil as cervejas Dos Equis, Gold, Xingu, Bavária, Summer e Sol.

Fonte: Zero Hora


Comments

3 responses to “EXTRA! Heineken compra a Femsa por US$ 7,6 bilhões”

  1. Renato. Avatar
    Renato.

    Será que vai melhroa alguam coisa na qulaidade ou aparecer alguma cerveja nova aqui no nosso mercado, ou para o mercado em sim, falando de produtos e qualdiade, naum vai mudar nada ????

  2. Carlos Avatar
    Carlos

    Acredito que possam vir boas novas. A FEMSA por aqui não está entrando no segmento das especiais, apesar de com a Heineken, Kaiser Bock e Gold estar milhas à frente das demais no segmento Premium. A Schin entrou nas especiais comprando as principais micro brasileiras, enquanto a Imbev trouxe suas importadas e ampliou a linha bohemia. Acredito que há espaço para a Heineken trazer algumas das suas marcas internacioanais (Beamish e Starobrno seriam bons exemplos). Compra de outras micro acho menos viável pois não há nenhuma hoje com a maturidade de negócios que a Baden, Eisenbahn e Devassa estavam quando foram vendidas.

  3. Além de Starobrno e Beamesh, a Heineken tem marcas que fariam sucesso (Amstel, Birra Moretti e Sagres), fazem (Newcastle Brown Ale) ou já fizeram sucesso no Brasil (Edelweiss Snow Fresh)….

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