Muitos dos brasileiros que viajam à Inglaterra e visitam os pubs britânicos retornam com a impressão de que cerveja inglesa é sinônimo de breja quente, “choca”, amarga e sem colarinho. Em alguns pubs, a impressão é verdadeira. Mas quase sempre não é culpa da cerveja, e sim da forma como é servida. BREJAS pôs à prova algumas cervejas da terra da Rainha que comumente são vendidas no Brasil em empórios e lojas on-line. A seguir, as nossas impressões.
Pra começar, vamos às brejas da Fuller´s Brewery, cervejaria fundada em 1845. O primeiro rótulo avaliado na degustação foi o da London Pride, cerveja no estilo Premium Bitter (BJCP) com 4,7% de teor alcoólico, de coloração âmbar e um bom creme, mas de curta duração. No aroma, como é característico do estilo, muito lúpulo, além de malte e um leve frutado. O sabor, em linhas gerais, acompanha o aroma, adicionando a ele notas caramelizadas e tostadas. O final é longo, tostado, adstringente e refrescante, com excelente drinkability e pedindo o novo gole. Uma ótima cerveja, recebendo a nota 3,27 no Ranking BREJAS.
Da mesma cervejaria, a London Porter, possui coloração vermelho-escura intensa, com creme consistente mas pouco persistente e 5,4% de teor alcoólico. Como convém ao estilo, o aroma é predominantemente formado por café, chocolate amargo e malte torrado. Degustada acompanhada pelo chocolate meio-amargo, cresceu em drinkability, apresentando surpreendente desempenho (taí a dica!). O final é seco e amargo mas, amenizado pelo chocolate, deu pra brincar bem. No Ranking BREJAS, alcançou a nota 3,37.
A Fuller´s ESB (abreviação de Extra Special Bitter) é classificada, no BJCP, no mesmo estilo Premium Bitter da London Pride, mas as duas brejas guardam interessantes particularidades entre si. Esta aqui tem 5,9% de teor alcoólico, coloração âmbar intensa e creme branco pouco persistente e consistente. O aroma é perfumado de lúpulo, mas também contém presenças cítricas bem marcantes. No sabor, além do lúpulo, há malte-caramelo e toques amadeirados. Cerveja de final curto mas de conjunto equilibrado, ganhando a nota 3,48 no Ranking BREJAS.
No post de amanhã falaremos das demais cervejas inglesas disponíveis no mercado nacional degustadas pelo BREJAS. Cheers!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.