Anheuser-Busch aceitou oferta da InBev

É, agora esta confirmado.  Vejam abaixo duas notícias sobre a compra da fabricante da Budweiser pela InBev. Com certeza teremos mais benefícios com essa união, já que hoje diversas cervejas americanas de boa qualidade são bem pouco conhecidas aqui no Brasil. Seria ótimo se a InBev pudesse, além de trazer as cervejas da Anheuser-Busch, fazer outros acordos de distribuição dos EUA para o Brasil.

Blue Bus – 14/07 – 07:17

A Anheuser-Busch aceitou ontem a oferta de compra feita pela InBev – a proposta tinha sido elevada no final da semana passada para USD 70 por ação. O acordo cria a maior cervejeira do mundo, diz o Wall Street Journal. A companhia resultante da combinaçao das duas empresas vai se chamar Anheuser-Busch InBev e terá portfolio de cerca de 300 marcas, entre as quais Budweiser, Stella Artois e Skol.

G1

A fabricante de cerveja belgo-brasileira InBev comprou a rival americana Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser, por US$ 52 bilhões. Com a aquisição, a empresa se torna líder mundial na indústria cervejeira e uma das cinco maiores empresas de produtos de consumo do mundo. O anúncio da compra foi feito nesta segunda-feira (14) por meio de um comunicado assinado pelas empresas. A conclusão do acordo ainda precisa da aprovação dos acionistas.

Depois de resistir à ofensiva da InBev durante um mês e recusar uma oferta de US$ 46 bilhões, o conselho de administração da Anheuser-Busch aceitou a oferta de cerca de US$ 70 por ação.  

Nacionalismo

A operação enfrentou uma forte resistência dentro dos EUA, onde a Budweiser é vista como um produto tipicamente nacional. Segundo reportagem do jornal “New York Times”, “a Budweiser é um sinônimo de cerveja americana para milhões de pessoas”.

 Vários sites foram criados para se opor à venda. Na página www.saveab.com, um comunicado diz que “como o beisebol, a torta de maçã e a cerveja gelada, a Anheuser-Busch é um produto original americano”.  

Os políticos locais não foram exceção. O governador de Missouri, Matthew Blunt, afirmou estar “muito preocupado” e pediu que as autoridades antitruste dos EUA entrem em ação. O próprio candidato democrata à Presidência, Barack Obama, chegou a declarar no início do mês que seria “uma vergonha se estrangeiros se tornarem donos da Bud”.  

No entanto, não é primeira vez que grandes cervejarias americanas são arrebatadas por estrangeiros. Em 1999, a agora vice-líder mundial Miller foi comparada pelos sul-africanos da SAB, e em 2005 a empresa canadense Molson adquiriu a Adolph Coors.

Gigante

A fusão dá início à criação de uma nova empresa, que se chamará “Anheuser-Busch InBev”. Com marcas como Stella Artois, Beck´s e Budweiser, o grupo acumulará um faturamento anual de US$ 36 bilhões e 460 milhões de hectolitros em vendas. 

As duas companhias, em conjunto, tem vendas globais de aproximadamente US$ 36 bilhões e possuem cerca de 300 marcas, que incluem as líderes Budweiser e Stella Artois. 

O grupo InBev, uma fusão da empresa belga Interbrew e da brasileira AmBev, é a segunda maior cervejaria do mundo em volume de vendas, e perde apenas para a britânica SABMiller.

Já a americana Anheuser-Busch é a terceira maior cervejaria do mundo e líder nos Estados Unidos, onde monopoliza 48,5% do mercado com marcas populares como a Budweiser e a Bud Light, entre outras.

Além de ser a maior do setor no mundo, a empresa será geograficamente diversificada, com posições de liderança em cinco dos maiores mercados mundiais: China, Estados Unidos, Rússia, Brasil e Alemanha.

Comando

O brasileiro Carlos Brito, presidente-executivo da Inbev, irá comandar as operações da nova companhia, segundo comunicado divulgado pelas empresas. Farão parte do conselho da empresa os atuais conselheiros da Inbev, além do atual presidente da Anheuser Busch, August Busch IV, e mais um diretor ou ex-diretor da companhia norte-americana.

Em comunicado, Brito declarou que “estamos muito satisfeitos em anunciador esta transação histórica (…). A combinação vai criar uma companhia global mais forte e competitiva, com potencial para crescer em todo o mundo”. Esse potencial é destacado pelo anúncio das empresas, que afirma que a Inbev é líder em dez mercados onde a Budweiser tem uma presença muito pequena.

Portas abertas

A sede da Anheuser-Busch InBev na América do Norte será em Saint Louis, no Missouri (EUA). As duas empresas informaram que, em conseqüência da pouca sobreposição geográfica entre os dois negócios, todas as fábricas da Anheuser-Busch nos EUA permanecerão abertas.

O presidente da Anheuser-Busch afirmou que o acordo traz novas oportunidades para a Anheuser e para seus negócios, marcas e empregados. “Esse acordo fornece valor adicional e correto para os acionistas da Anheuser-Busch, enquanto aumenta o acesso aos mercados globais para a Budweiser, uma das marcas ícones na América.”  

Com informações da France Presse e da Agência Estado

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Comments

2 responses to “Anheuser-Busch aceitou oferta da InBev”

  1. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Acho que, pra nós, a aquisição vem para o bem, uma vez que, automaticamente, teremos boas cervejas americanas aportando por aqui a preços razoáveis.

    Bem, assim espero…

  2. Amaro Avatar
    Amaro

    Cervejas americanas boas? Só pra americano…vc ja viu alguma cerveja americana ser lider de venda em algum lugar que não seja lá? Sou muito mais as brasileiras e europeias que tem muita cevada e pouco arroz na formula.
    Mas antes nós comprarmos eles do que eles nos comprarem….
    abraços a todos

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