Os franceses mais empedernidos, ciosos do seu produto nacional — o vinho — não disfarçam um esgar de desaprovação ao passar defronte ao número 65 da Avenida Champs Elisées, a mais francesa das avenidas. É ali que está fincada a “cervejaria gourmet” Culture Bière, que se tornou em pouco tempo um dos endereços mais badalados da juventude parisiense.
Já na entrada, o visitante encontra um american bar com diversas opções de brejas on tap. Relaxe e peça ao bartender — sempre muito atencioso — uma Formule Dégustation (€ 4,60), que consiste em pequenas amostras na pressão da classificação de cervejas adotada pela casa: blonde, brune, ambrée e blanche. Destaque para a excelente blanche (tecnicamente, uma witbier) francesa Edelweiss, fabricada pela gigante Heineken, super-refrescante, frutada e com toques de ervas.
O Culture Bière possui três andares elegantemente decorados e ligados por um elevador panorâmico, onde se distribuem o bar e o imenso restaurante, cujos pratos harmonizam-se com as opções das cervejas oferecidas. Ainda no térreo, logo em frente ao american bar, há uma loja onde se pode encontrar, além de abridores de garrafa e outros souvenires, produtos de fabricação própria elaborados com cerveja, como temperos, mostardas, geléias e até mesmo terrines e caviares. Definitivamente, é a glamourização da cerveja!
Em visita à boutique do Culture Bière, após haver degustado algumas brejas locais, este escriba não se conteve e adquiriu o inacreditável estojo de aromas de cervejas (foto abaixo), o qual vem sendo bastante útil nas degustações do BREJAS.
O estojo “Les arômes de la bière” (€ 45) vem com dezoito pequenos frascos com essências que vão do lúpulo, coentro, mel e cascas de laranja, até a aromas “imateriais”, como o tostado. Há também três tipos de malte, além de um guia explicativo em francês.
DICA DO BREJAS: Na sua próxima visita a Paris, desembarque na estação de metrô Charles de Gaulle Étoile, conheça ou reveja o Arco do Triunfo e depois vá descendo a Champs Elisées. O Culture Bière fica no número 65, ao lado direito de quem desce a Avenida. Santé!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.