Encerrou-se neste domingo a última edição do Curso de Processos Cervejeiros sob a batuta do mitológico mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, cuja última pérola da sua lavra é a deliciosa Medieval . O evento reuniu cervejeiros com variados níveis de experiência na charmosa Academia de Ideias, em Belo Horizonte (MG).
Da matéria-prima ao envase, do cervejeiro caseiro à macro cervejaria, todo o processo foi discutido e detalhado, introduzindo toda a química e biologia necessárias da forma mais acessível possível. A marcante simplicidade pessoal de Schiaveto contribuía para que conceitos espinhosos se tornassem inteligíveis, falando em “precursores de diacetil” ou “propriedades diastáticas” com a naturalidade de quem discute rótulos de cerveja na mesa do bar. Uma oportunidade ímpar de aprendizado com um nome internacionalmente conhecido e requisitado.
O curso ministrado pelo mestre cervejeiro atende a uma demanda crescente por conhecimento da comunidade cervejeira e atesta o momento particularmente agitado que o Brasil vive, com uma explosão de artesanais sedentas de qualidade. E todos ganham com isso: quem faz e quem consome boa cerveja!
Veja as fotos do curso.
Por Marcio Rossi, correspondente do BREJAS em Belo Horizonte.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.