A cerveja belga Deus Brut des Flandres está no Bar Brejas, em Campinas. Trata-se de uma breja especialíssima em função da sua técnica de elaboração conhecida como champegnoise.
Fermentada duas vezes, a Deus é transportada da Brouwerij Bosteels, na Bélgica, onde é fabricada, para a região francesa de Champagne, onde é maturada em barris de carvalho por no mínimo um ano. Já na garrafa, é submetida à tecnica da remuage, na qual um profissional as gira diariamente, no mesmo sentido, cada vez inclinando um pouco, até ficarem com os gargalos totalmente voltados pra baixo. Daí, congela-se os gargalos nos quais se depositaram os fermentos e demais borras, os quais são expulsos pela própria pressão do líquido. Deus está pronta.
O resultado define-se em quatro palavras: leveza, balanceamento, complexidade e sofisticação. No sabor, floral e frutado, o álcool (11,5% ABV) só se sente levemente na garganta. Borbulhante, ostenta um perlage maravilhoso, digno dos grandes espumantes. Ainda hpa sugestões de fermento, madeira de carvalho, cítrico, erva-doce, vinho branco, manteiga, manjericão, sálvia e alecrim. Precisa dizer mais?
Pra ter a chance de degustar essa breja ímpar, o felizardo pagará R$ 229,90 pela garrafa de 750 mililitros, boa pra rachar em 3 ou 4 degustadores. Vale cada centavo, mas no Bar Brejas ainda há outras belgas a preços mais acessíveis, caso das imperdíveis Tripel Karmeliet, La Chouffe e Pauwel Kwak. É só escolher o seu “veneno”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.