60 anos de bar Brahma em Sampa!

bbra_5.jpg

Na esquina da Ipiranga com a Avenida São João percebo uma relíquia da noite paulistana, um lugar historicamente reconhecido como choperia de qualidade e de excelente música popular brasileira. O Brahma este ano está completando 60 anos, pois teve sua inauguração em 1948 e foi referência da boemia já nos anos 50 e 60…. outros tempos !

bbra_1.jpg

É claro  que não poderiamos deixar de mencionar o tradicional Bar Brahma localizado na esquina eternizada pela popular canção Sampa e assim incluímos mais este endereço na  série “bares que amamos”. 

 bbra_3.jpg
Algumas semanas atrás, em minha última passagem por Sampa,  tive a oportunidade de encontrar com o Álvaro Aoas, um dos proprietários do novo Bar Brahma, reaberto em janeiro de 2001 após verdadeira restauração para reencontrar o ambiente dos tempos áureos do Brahma, fechado entre 98 e 2000. Há dez anos que políticos e “mecenas culturais” se esforçam para uma revitalização da região central de São Paulo, com o objetivo de reabrir estabelecimentos de primeira qualidade e alcançar segurança, organização e limpeza nas ruas do centro.

bbra_4.jpg

Álvaro nos contou com entusiasmo o sonho e o projeto de retomada que hoje está mais do que concretizado. O Brahma permanece um lugar de referência na noite da música popular ao vivo da cidade, acompanhado de cremoso chope,  bom serviço e restauração de qualidade. O que impressiona mais, porém, é a programação da casa, com shows de segunda a domingo. Após a reabertura de  2001, um milhão de pessoas já passaram pela casa e mais de quinze mil shows foram apresentados numa maratona de resgate da memória e dos valores culturais da cidade.

bbra_2.jpg

O cardápio é generoso, o chope é o Brahma claro e o Brahma Black; as porções mais badaladas são de bolinho de bacalhau e bolinho de mortadela, ou ainda os pastéis de carne seca!

Bom apetite é pouco para uma programação de perder o fôlego. Nas paredes do estabelecimento, imagens da São Paulo antiga e ainda uma placa comemorativa anunciando recorde de apresentações para Demônios da Garôa, com mais de  500 apresentações naquele palco.  A programação você encontra aqui http://www.barbrahmasp.com/grupo/programacao.asp.  O couvert gira em torno de 40 reais e o preço da restauração é de acordo. O restaurante é bem agradável. A casa oferece manobrista e ainda um segundo ambiente de bar e piano bar, no Brahminha, que fica após corredor com fotos históricas do centro. O piano bar fica em cima, após as escadas em um terraço. Ele também foi restaurado e também fez parte da história do centro. Ali aconteceram grandes momentos da música na noite brasileira.


Comments

2 responses to “60 anos de bar Brahma em Sampa!”

  1. Belo texto, Miga. Parabéns!
    E grande abraço : )

  2. Belo texto!
    Não menos bela é a morena da foto aí em cima, ao lado do Brahma Black… rssss…
    Abração.