A cerveja foi feita para unir as pessoas — e não dividi-las.
Chegou, enfim, o dia em que o mundo ficou dividido. Quem pensava de uma forma deveria, obrigatoriamente, procurar se enturmar com quem pensava da mesma forma, sem tirar nem por. Dissensos e traições eram severamente punidos. E como a cerveja faz parte da raça humana, também ela ficou dividida, cada qual com a sua tribo, cada uma com a sua ideologia. Ninguém se lembra ao certo como começou a divisão de gostos cervejeiros, mas o ancião de uma das castas lembra vagamente o dia em que, na mesa do bar, alguém fez cara de nojo pra uma cerveja que acabara de chegar: “Você vai tomar essa cerveja, com esse rótulo???”. Estava inaugurada a era da divisão. A partir de então, estava terminantemente vetado uma tribo beber a cerveja da outra.
O campo onde as guerras ideológicas eram acirradamente travadas era a internet. No reino tormentoso das mídias sociais, tinha-se que escolher de que lado se estava – e sempre haviam lados, muitos deles, um pra cada jeito de pensar. As mesas dos bares, antes o paraíso da troca de ideias, tornou-se uma vaga lembrança de um lugar então não mais frequentado. A geração da divisão não conseguia entender a estranha mania que as pessoas antigas tinham de debater pessoalmente. E ainda mais, absurdo dos absurdos, dividindo cervejas. E, como se não bastasse, naqueles tempos estranhos, mesmo com ideias diferentes, os “antigos” saíam das mesas com suas amizades intactas. Um absurdo!
Briga boa mesmo, coisa antenada, era pela internet. Guerra de textão entre castas se tornou prática diária. Alguém se manifestou contra o que você pensa? Ah, como é útil essa ferramenta chamada “bloqueio”! Bloqueia o sujeito, passa-se doravante a um não saber jamais o que o outro pensa. Um avanço civilizatório! Os espaços virtuais de cada turma se tornaram agitados, todos aplicados em espetar as demais castas e destruir reputações com blogs, vlogs, tumblrs, grumpls e kundrls.
A leitura diuturna desse material cibernético fez com que as pessoas se sentissem patrulhadas até mesmo em pensamento, de forma que o simples desejar íntimo de uma cerveja de uma outra tribo gerasse um tormento interno e um sentimento de culpa que nem tarja-preta resolvia. No fim, cada casta só podia tomar (e desejar) a sua própria cerveja. Pra quem era chegado em totalitarismo, era o paraíso.
Até que uma anomalia nesse sistema aconteceu. Num bairro obscuro de uma cidade obscura, surgiu um bunker no qual as pessoas de tribos diferentes ousaram se encontrar, levando as suas cervejas. Esses encontros se davam fisicamente mesmo, olho-no-olho, como nos tempos bárbaros. Todo mundo chegava de burca pra não ser reconhecido, já que a punição pra quem socializava em castas antagônicas era implacável. Lá dentro, o pessoal se soltava numa alegria completamente estranha para aqueles tempos engajados.
A menina do movimento negro adorava a Blonde, cerveja do movimento branco. O mesmo acontecia com os caras do movimento branco, que idolatravam a breja Black Panther, do movimento negro, e não entendiam porque diabos a Blonde não poderia ter um toquinho a mais de maltes escurecidos, que faziam toda a diferença.
A Che!, da galera disquerda, vinha embrulhada em miçangas, e foi lindo o dia em que, no ambiente abafado do bunker, ela e a Bolsomito, do pessoal didireita, dividiram a mesma mesa e as mesmas gargantas sedentas. A cerveja Gaynor, da turma LGBT, tinha um incrível dispositivo que, ao abri-la, minúsculas caixinhas de som começavam a tocar música de balada. No início, o pessoal do rock torceu o nariz, mas no fim deixou de frescura, caiu na dança e dividiu a sua Jagger – uma english pale ale – com todo mundo.
No meio de tudo chegavam os hopheads, com camisas contra a Lei de Pureza, os quais logo engatavam em um papo animado com os alemães, que tomavam a VeryBitter fazendo cara de espanto, enquanto se divertiam com os hopheads se refrescando gostosamente com a Wunderbar, a german pilsner que habitualmente traziam. E tinha muito mais cerveja, de muitas outras tribos, tantas que não caberiam nessa crônica.
Todo mundo bebendo a cerveja de todo mundo, todo mundo trocando ideia com todo mundo. As diferenças continuavam, mas era estranho como, pessoalmente, quem era muito diferente na internet se tornava mais igual do que se podia imaginar. Pensamentos diferentes eram contrapostos de maneira muito mais cordial e propositiva do que acontecia no Facebook. Todos eram convidados a discutir as cervejas e os problemas de todos. Não havia exclusão, assassinato de reputações, intrigas, indiretas, tudo era conversado na base do olho-no-olho e cerveja na mesa, como nos tempos de antanho.
A ideia geral, subversiva como pólvora, era que a cerveja tinha sido inventada para unir as pessoas, e não dividi-las!
A festa só terminava altas horas, quando acabava a bateria da Gaynor, a música cessava, as cervejas secavam, cada um vestia de novo a sua burca e saíam todos cabisbaixos do bunker para o frio silencioso e triste da madrugada e da vida moderna cibernética. Era, porém, uma tristeza contida. No canto da boca de cada um, sobrevivia um sorriso clandestino, a esconder a convicção de que na semana que vem tinha mais bunker, tinha mais festa.
Até que, um dia, o bunker caiu. Não se soube direito se foi alguém que falou demais, o certo é que o bunker foi descoberto pelas tribos, as quais, com tochas em punho, invadiram o local e carregaram, cada qual os seus rebeldes representantes, pelos cabelos, de volta às suas sedes, para que recebessem o devido reforço de doutrinação. O que era mais do que justo, porque era certo que uma casta jamais poderia discutir o problema da outra, já que uma não “vivia” o problema da outra. De forma que eram completamente intoleráveis aquelas conversas subversivas com cervejas diferentes.
E tudo então voltou pra internet, como sempre deveria ser.
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