Reunião no MAPA – Boletim 8

BRASÍLIA (DF), 16:08h.  — Últimas informações transmitidas em tempo real por Afonso Landini, proprietário da loja de insumos Arte Brew e atuando como correspondente deste Blog na sede do Ministério da Agricultura (MAPA) na qual se decidem em reunião que começou ontem revisões de exigências legais para se fazer uma cerveja no Brasil (entenda o caso aqui).

Cervejeiros caseiros

Não houve choro nem vela, e o que antes era conversa agora se torna imposição legal. O MAPA não tolhe a produção caseira para consumo do próprio cervejeiro, mas não mais tolerará a venda de cervejas sem registro legal sob nenhuma hipótese.

De acordo com o entendimento do Ministério, as brejas caseiras não poderão ter sequer rótulos, do contrário os fiscais entenderão que são destinadas à venda.

Festas proibidas

Nesse compasso, com o arrochamento das regras, as festas de cervejeiros caseiros estão praticamente proibidas em território nacional, ao menos no modelo segundo o qual foram realizadas até agora, envolvendo movimentações financeiras, seja na venda de ingressos, canecas ou comercialização direta. O MAPA foi bastante claro: Onde tiver qualquer movimentação pecuniária em torno da cerveja, haverá fiscalização e, caso hajam irregularidades, autuação.

Acompanhe esse Blog! Daqui a pouco, mais notícias fresquinhas direto da mesa de reuniões do MAPA!

 


Comments

Leave a Reply