Reunião no MAPA – Boletim 4

BRASÍLIA (DF), 17:42h.  — Últimas informações transmitidas em tempo real por Afonso Landini, proprietário da loja de insumos Arte Brew e atuando como correspondente deste Blog na sede do Ministério da Agricultura na qual se decidem revisões de exigências legais para se fazer uma cerveja no Brasil (entenda o caso aqui).

Após muitos debates, a classificação das cervejas em termos como “forte”, “extra” etc vai ficar como lição de casa para o MAPA, o qual deverá definir novos critérios levando em consideração teor alcoólico, amargor e outros atributos

A discussão avançou para a declaração grafada nos rótulos das cervejas quanto a adição de corantes. Na legislação atual, não é obrigatório que se mencione nos rótulos o uso do corante caramelo se o mesmo for utilizado na correção da coloração da cerveja. O assunto não foi definido, ficando sua resolução para uma próxima reunião.

O assunto agora avança no tocante à adição de frutas, extratos de frutas ou sucos de frutas no processo de elaboração de uma cerveja.

Termo “cervejaria artesanal” ainda não terá definição

Durante a reunião, os cervejeiros artesanais cobraram posição do MAPA quanto à definição do termo “cervejaria artesanal”. O órgão, porém, descartou o debate alegando que a discussão é sobre o produto, e não a sua produção. O Ministério alegou ainda que faltavam critérios mais claros quanto ao volume de produção de cada cervejaria para que o termo fosse criado. A discussão sobre esse item, tão importante aos cervejeiros artesanais, pelo jeito vai ficar para uma segunda reunião.

Acompanhe esse Blog! Daqui a pouco, mais notícias fresquinhas direto da mesa de reuniões do MAPA!


Comments

Leave a Reply