Cervejeiro da Brooklyn Brewery (EUA) vem a Belo Horizonte para desenvolver cerveja exclusiva com a microcervejaria Wäls
A premiada Cervejaria Wäls, eleita a melhor cervejaria América do Sul em 2012 no The Great South Beer Cup, em Blumenau, Santa Catarina, se une a uma das maiores autoridades do mundo em cerveja para a produção de uma receita exclusiva. Os irmãos José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, sócios da Wäls, apostam nesta parceria como forma de firmar ainda mais a Wäls como uma empresa inovadora quando o assunto é produção de cerveja.
O cervejeiro Garrett Oliver vem ao Brasil a convite da importadora BeerManiacs, distribuidora das cervejas da Brooklyn Brewery, e estará na capital mineira no dia 10 de novembro quando produzirá a cerveja na Wäls. O conceito é fazer uma cerveja que transmita a ligação do povo brasileiro com a cana de açúcar, que normalmente é associada apenas para a produção da cachaça, através da fermentação do caldo. “O que nós queremos é mostrar que o Brasil é capaz de produzir cerveja de alta qualidade e renome internacional, usando também ingredientes nacionais. Isso demonstra que o rápido amadurecimento de algumas cervejarias brasileiras já é reconhecido por especialistas internacionais, colocando os nossos produtos no mesmo nível das mais antigas e melhores cervejas do mundo.”, revela Tiago Carneiro.
Cerveja conterá 700 kg de cana de açúcar
A receita que será produzida é uma cerveja do estilo Saison, típico do interior da Bélgica, com aromas frutados, leve acidez, alta carbonatação e teor alcoólico entre 6% e 8%. A novidade é que para a produção serão utilizados, além dos maltes especiais, lúpulos nobres e levedura tipicamente Belga, um ingrediente brasileiro muito típico do interior de Minas Gerais, o caldo de cana de açúcar. Serão utilizados aproximadamente 700 kg de cana de açúcar.
Quem é Garrett Oliver
Garrett Oliver é uma das maiores autoridades do mundo em cerveja, mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery, editor-chefe do The Oxford Companion to Beer, autor do The Brewmaster’s Table. Garrett começou a fazer cerveja profissionalmente na Manhattan Brewing Company em 1989 como aprendiz, e foi indicado mestre cervejeiro de lá em 1993. Logo ficou conhecido nacional e internacionalmente por suas interpretações saborosas de estilos tradicionais de cervejas, assim como um palestrante e escritor ávido e divertido.
Ele já promoveu mais de 800 degustações de cerveja, jantares e demonstrações culinárias em 14 países. Escreve regularmente para periódicos de gastronomia, de cerveja e é reconhecido internacionalmente como um expert em estilos tradicionais de cervejas e suas afinidades com a boa comida. No final de 1994, Garrett entrou para a The Brooklyn Brewery como mestre cervejeiro. Muitas de suas cervejas ganharam prêmios nacionais e internacionais.
A Cervejaria Wäls
A Cervejaria Wäls foi fundada em 1999 pelo empresário Miguel Carneiro, pai dos atuais sócios José Felipe e Tiago Carneiro. Inicialmente, a cervejaria produzia chopp convencional para atender a demanda de uma rede de fast food. Em 2000, Tiago Carneiro ingressou na sociedade e, em 2005, foi a vez de José Felipe se juntar à empresa.
Foi a partir de 2008 que os empresários resolveram mudar o foco e passaram a produzir cervejas especiais. Atualmente, produzem oito tipos de cervejas (X Wäls, Bohemia Pílsen, Dubbel, Trippel, Quadruppel, Wäls Brut, Wäls Petroleum, Wäls Witte) e outras sazonais que são produzidas de acordo com a demanda da época.
A Cervejaria Wäls se destaca pela produção de cervejas artesanais, diferenciando-se das produções em larga escala. É especializada em produção de cervejas de origens Belgas e Checas, sendo a única do Brasil com conceito belga de produção. A filosofia da empresa é produzir cervejas com especiarias aromáticas, aromas mais frutados, paladar mais picante, rebuscado, texturas e cores diferenciadas. “O que produzimos é obra de arte”, costuma dizer José Felipe Carneiro.
Hoje a cervejaria produz em média 25 mil garrafas de cervejas especiais por mês. Em 2011, a fábrica produziu 1 mil garrafas de cervejas feitas pelo tradicional método champenoise. A expectativa é elevar a produção para 5 mil garrafas pelo tradicional método champenoise, até o final de 2012. A maior parte da produção da cervejaria é distribuída nas regiões Sul e Sudeste, além do Distrito Federal. Os produtos podem ser encontrados em supermercados Premium e bares especializados.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.