Pão e Cerveja em penca!

Quem segue este Blog sabe que durante o final de agosto e todo o mês de setembro estive na Europa em visita a cervejarias, motivo pelo qual deixei de postar aqui os programas Pão e Cerveja. Mas acabou-se a seca! Aí vão os programas “atrasados”, começando pelo último, veiculado na sexta-feira passada (clique nas caixas para ouvi-los):

Trembier / Sede alemã

O papo é com Luiz Cesar Costa, organizador do festival Trembier, que aconteceu na mineira Tiradentes, no final de semana que passou. Na Dica do BREJAS, eu comento sobre os hábitos cervejeiros que pude presenciar em visita à Baviera (sul da Alemanha).

Wäls 42 / O mito da Malzbier

Com o “pitaco” de funcionários brasileiros do Google, a microcervejaria mineira Wäls elaborou a Wäls 42, cerveja com limão, figo, amêndoas californianas e coentro. A jornalista Fabiana conversa com um dos sócios da micro, José Felipe. Na Dica do BREJAS, eu conto a verdade sobre o “tipo” Malzbier. Segure-se!

Os prêmios internacionais da Bamberg / Gostos básicos

A conversa deste programa é com o cervejeiro Alexandre Bazzo, dono de uma das cervejarias mais premiadas do Brasil fora do Brasil: A Bamberg, de Votorantim (SP). Na Dica do BREJAS, eu discorro um pouco sobre os gostos básicos (doce, amargo, salgado e ácido).

Mixologia

Drinques com cerveja? É possível que as brejas sejam as bases para coquetéis lindos e saborosos? O mixologista Gilmar Saldanha explica esse conceito.

Sebrae de Juiz de Fora apoia cervejas artesanais / Cervejas trapistas

A jornalista Fabiana Arreguy conversa com Marcelo Rotter, técnico do Sebrae da Zona da Mata mineira, sobre o apoio do órgão ao setor cervejeiro artesanal da cidade. Na Dica do BREJAS, eu falo sobre as famosas cervejas trapistas.

Inconfidentes Cervejarias Conjuradas

Três cervejarias caseiras se unem para formar uma cooperativa cervejeira. Grimor, Jambreiro e Vinil formam a Inconfidentes Cervejarias Conjuradas, que é talvez um caminho viável para todos os cervejeiros caseiros do país que desejam profissionalizar suas produções.

A cerveja “de abadia” brasileira

Uma cerveja foi produzida nos porões de uma igreja de Juiz de Fora, a partir de uma cervejaria trazida por religiosos da Holanda em 1894. Trata-se da cerveja Gloriosa, uma Christmas Ale, a qual é, até notícia em contrário, a única cerveja “monástica” brasileira, seguindo a tradição dos monges europeus. Aproveitando a deixa, na Dica do BREJAS eu aproveito pra falar das cervejas comumente chamadas “de abadia”.

A coluna Pão & Cerveja vai ao ar todas as sextas-feiras às 11:45 da manhã pela rádio CBN de Belo Horizonte (106,1 FM). Ouça ao vivo o programa ou curta os programas anteriores gravados e disponibilizados aqui no blog pelo BREJAS. Para a experiência ficar completa, acompanhe também o Blog Pão & Cerveja.