O feriadão do Thanksgiving Day (ou Dia de Ação de Graças) para os americanos é coisa séria. Talvez seja o maior feriadão do ano, no qual, à moda brasileira, os caras “emendam” a folga de quinta a domingo, passando pela Black Friday, a insuportável sexta-feira de promoções, empurra-empurra e cotoveladas nas lojas do país todo.
Foi assim que, em pleno sábado pós-Black Friday, eu não tinha nenhuma esperança de encontrar o incensado cervejeiro Greg Koch na fábrica da Stone Brewing, na cidadezinha de Escondido (sim, é esse mesmo o nome dela) na Califórnia. Conheço pessoalmente o Greg desde o festival Mondial de la Bière do ano passado, em Strasbourg (França), onde tive o privilégio de entrevistá-lo. Mas, como estava nos Estados Unidos a passeio, em pleno feriadão do Thanksgiving, não tive coragem de importuná-lo anunciando de antemão a minha visita. Fiz bem: Greg Koch estava viajandão.
Bicho-papão de medalhas
Pra quem não é assim tão ligado no chamado “movimento cervejeiro”, cabem apresentações. As cervejas da Stone ainda não são vendidas no Brasil, mas são hype entre os degustadores de cervejas daqui e de lá, em especial a hiperlupulada Arrogant Bastard Ale. Trata-se da maior cervejaria do sul da Califórnia e uma das maiores artesanais dos Estados Unidos, bicho-papão de medalhas nos maiores e mais prestigiados concursos cervejeiros mundo afora.
Confesso aqui minha surpresa: Numa cidade chamada Escondido — e que, de fato, é mesmo meio escondida –, no meio do deserto, longe de quase tudo, a fábrica e o anexos pub e restaurante estavam transbordando de gente. Na loja, havia fila de pessoas com growlers nas mãos pra serem enchidos de breja boa. Como cheguei ao meio-dia, a fila do restaurante dobrava quarteirão. E, pra visitar a fábrica, os próximos dois horários já estavam ocupados, e só tinha vaga pras três da tarde! Deu inveja da avidez dos americanos por conhecer uma cervejaria, e do abismo cultural cervejeiro que ainda nos separa…
Feitas as apresentações, quem me recebeu, com toda a simpatia do mundo, foi a Lindsay Cyganik, da equipe da fábrica. Como estávamos com horário programado pra chegar em San Diego, ela foi condescendente com o BREJAS e nos guiou por um tour exclusivo pela fábrica.
O filme
Peço desculpas aos leitores: O filme abaixo foi feito por mim meio que no susto, e não há qualquer produção. E, pior, ele termina abruptamente, resultado de um cartão de memória que já estava terminando — e, claro, eu não tinha reparado nisso. De qualquer forma, em respeito a vocês, decidi publicá-lo desse jeito mesmo. Embora não finalizado, dá pra conhecer quase a fábrica toda — exceto a aromaticamente inebriante adega de lúpulos, a qual pode ser vista nas imagens logo abaixo do filme.
Com vocês, Stone Brewing Company, uma das cervejarias artesanais mais influentes na Nova Escola Cervejeira Americana:
Veja abaixo mais imagens dessa visita:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.