Cervejaria Invicta investe R$ 1 milhão em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (SP) é a terra da cerveja. Mas passe longe daquela história — inverídica — de chope Antarctica “canalizado” pra ir diretamente da fábrica ao Pinguim. Aliás, a própria fábrica deixou de operar na cidade há anos. As únicas cervejarias autênticas da “cidade da cerveja” até agora são Colorado e Lund.
No próximo dia 23 de agosto, porém, elas terão uma companheira: A Cervejaria Invicta, fruto do investimento do empresário Ismael Silva e o cervejeiro Rodrigo Silveira — ele mesmo, um “ex-Colorado”. Localizada na avenida do Café, no 1.365, em um espaço de 600 metros quadrados, a microcervejaria produzirá, inicialmente, chope Pilsner. Já está nos tanques, entretanto, o que promete ser a estrela da Invicta, uma cerveja no estilo Imperial India Pale Ale com cinco variedades de maltes e 8% de potência alcoólica.
Capacidade de 100 mil litros por mês
“Somos apaixonados pelas cervejas artesanais e acreditamos no potencial deste mercado. Apenas para efeito de comparação, enquanto nos Estados Unidos e Europa este mercado representa entre 10% e 15% do total de cervejas comercializadas, no Brasil o índice está entre 1% e 2%”, justifica Silveira. Segundo o cervejeiro, os produtos da micro não conterão aditivos químicos nem outras fontes amiláceas que não sejam os próprios maltes. “Mensalmente, vamos produzir 15 mil litros de chope, mas temos condições de chegar até a 100 mil litros por mês”, afirma ele.
A Cervejaria Invicta gerou 80 empregos, entre diretos e indiretos, e exigiu investimento total de R$ 1 milhão, entre maquinário, reforma e ambientação do local, que além de sediar a fábrica, também abrigará um bar com música ao vivo. A comercialização inicial se dará através de barris, mas a cervejaria promete para curto prazo o envase e distribuição para todo o país.
Os interessados em conhecer todo o processo de fabricação da cerveja Invicta poderão agendar visitas monitoradas. “Aprendemos muito com as marcas de cervejas de várias partes do mundo e criamos um produto premium para conquistar o público da cidade, da região e de todo o país”, conclui Silveira.
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