Em Av. Presidente Lucena, 3510 (fundos), Ivoti (RS).
Bares existem aos bilhões, mas somente um punhado deles – alguns poucos, eu diria – possuem algo que faz com que a gente se lembre pra toda a vida, mesmo que se vá somente uma vez. Esse “algo” atende pelo nome de alma, mas também pode chamá-lo de atmosfera, bossa, ambiente, escolha aí o nome. Eu prefiro alma mesmo, que é justamente o que o Pub Garagem 23 possui: alma cervejeira, que flutua pelo salão, paira por entre as 800 opções de cervejas e encontra origem na simpatia dos proprietários Beto e Denise (o casal) e Júlia Bondan (a herdeira, por sinal minha aluna do curso de sommelier de cervejas do Science of Beer).
A vida cervejeira prova que essa alma pode ser encontrada nos lugares mais recônditos e insuspeitos. Ou o leitor, à simples olhada, adivinharia que há um reduto cervejeiro aqui?
Quando cheguei, pensei que meus anfitriões estavam me conduzindo pela porta dos fundos. Ledo engano. Esta é a fachada do 23, que fica no ventre de um posto de combustíveis. Lá dentro, nas mesas e cadeiras de madeira sem frescura, sente-se que cada pedaço de parede conta uma história, a história dos proprietários. Desde o mosaico de latinhas antigas, passando pela coleção de quadros de carros em preto-e-branco, e indo até detalhes de revestimento nas paredes feitos pelas mãos dos donos, o cliente se sente em casa.
A impressionante variedade de cervejas pode assustar aos menos iniciados, mas não se acanhe em pedir pitacos ao boa-praça Beto, que circula pelo salão com a alegria dos realizados na vida. O destaque é para as cervejas artesanais gaúchas, que chegam à mesa fresquinhas, como devem estar. Na visita deste escriba, um bônus épico: no palco, cantava o maluco Wander Wildner, ex-Replicante, lenda gaúcha e o último dos vida-lôka. Surpresa das surpresas, foi ele que quis me conhecer por já ser um cervejeiro de mão cheia (é dele a receita da Coruja Labareda) e leitor deste site, pelo que ficamos o resto da noite entre copos e papos brejeiros.
A alma botequeira do lugar invadiu minhas narinas tal qual quando estive no incrível Bierkeller, a poucos quilômetros de Ivoti. Com a diferença que o Pub Garagem 23 não é tão escondido, e dá pra entrar sem senha.
Por falar em alma, curta um pouco da atmosfera do bar nas imagens abaixo:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.