Que soem os clarins de Gambrinus!
Até ontem, não era uma tarefa das mais simples achar obras literárias sobre cerveja em português. As publicações mais sérias e precisas somente podiam ser encontradas em línguas estrangeiras — principalmente em inglês — e este escriba gastou uma boa grana ao longo de anos comprando no exterior ou importando livros cervejeiros gringos para abastecer a sede de conhecimento.
A espera, enfim, acabou.
Foi lançado na última terça-feira, 28/07, o Larousse da Cerveja, do autor mineiro Ronaldo Morado. BREJAS esteve na festa que aconteceu no Bar Anhanguera, na capital paulista, com a presença de nomes de peso no cenário cervejeiro nacional (veja as fotos do evento).
Mas deixo de falar da festa e me atenho à obra, que folheei hoje com mais calma. O livrão é fantástico, obrigatório pra quem gosta de cerveja. Simplesmente não dá pra não ter.
Contando com a consultoria técnica de craques da estirpe de Marco Falcone (Falke Bier), Paulo Schiavetto e Cilene Saorin (mestres cervejeiros), o guia é realmente abrangente. Só pra sentir o drama, aí vão os assuntos com os quais o leitor se deliciará em suas 360 páginas:
- História da cerveja, desde a Mesopotâmia até a modernidade;
- Ambientes, retratando bares, pubs, botecos e biergartens;
- Mundo da Cerveja, falando um pouco dos países produtores e escolas cervejeiras;
- Matéria-prima, descrevendo pormenorizadamente os ingredientes das brejas;
- Fabricação, desde a brassagem até a refermentação na garrafa;
- Características e propriedades, retratando a arte de degustar cerveja, como aparência, paladar, etc. (atenção avaliadores do Ranking BREJAS!!!);
- Estilos, descrevendo um pouco de cada tipo de breja, segundo o BJCP;
- Acessórios e serviço: copos, bolachas e dicas de como servir bem;
- Cerveja na gastronomia, falando sobre harmonização de cerveja com comida;
- Negócios, abordando os aspectos financeiros da produção de cerveja.
Tudo isso em uma edição ricamente elaborada, com capricho incomum. As imagens são belíssimas, o texto é didático e gostoso de ler.
Morado, um pesquisador incansável — além de gente boa — dedicou nada menos do que três anos para juntar as melhores informações cervejeiras nessa obra imperdível. Sem sombra de dúvida, trata-se de mais um marco para a cultura cervejeira nacional.
O Larousse da Cerveja tem até uma seção “Apêndices” ao seu final, contendo o que faltou no resto da obra (se é que, depois de tudo isso, faltou alguma coisa…): Museus da cerveja, festivais de cerveja no mundo, tabelas de nutrientes, sites de interesse e… opa!
Não é que o BREJAS está lá também? Para o nosso orgulho, fomos citados na obra como um site a ser consultado quando o assunto é cerveja. Nem é preciso dizer o quanto estamos felizes…
Para comprar, a barbada: Na loja Fnac o Larousse da Cerveja está em promoção, ao preço de R$ 95,20. Clique aqui para ir direto à página de venda on-line da obra.
Cursos do BREJAS
Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.