Há muito tempo estou para escrever sobre as excelentes cervejas canadenses. Por enquanto, conheço apenas as fabricadas pela Unibroue, mas sei que a Dieu du Ciel também produz grandes cervejas.
Falando daquilo que conheço, posso dizer, sem exageros, que a qualidade das cervejas fabricadas pela Unibroue é de primeira linha.
Foi em 2006, em Genebra, na Suíça, que eu e os confrades Michel, Mauricio e Daniel Rolfsen saboreamos pela primeira vez uma breja da Unibroue, no caso, a La Fin du Monde. Interessante é que, logo que voltamos, essas cervejas passaram a ser vendidas no Brasil. Resultado: não paramos mais de comprá-las.
Lembro que no ínicio de 2007 chegamos a reunir todas as versões disponíveis no Brasil para uma degustação. Assim, numa mesma noite, degustamos: Trois Pistoles, La Fin du Monde, Don di Dieu, Maudite, Raftman, Chambly Noire e Blanche de Chambly.
De lá pra cá, ainda experimentamos a 15, a 16 e, no último mês de novembro, lá em Bruxelas, eu e o confrade Mau acabamos por saborear a Eau Benite, ainda não comercializada no Brasil.
Cervejas como a Trois, a La Fin, a Maudite, a Don di Dieu, a 15 e a 16 se destacam pela complexidade e pela semelhança com as belgas. Embora elas não sejam uma unanimidade no BREJAS ( uns as acham apenas boas, outros as acham excelentes), é inegável que são o resultado de um grande e caprichoso trabalho realizado pela Unibroue. Veja as notas da Unibroue no Ranking BREJAS.
Destaque também fica para os rótulos, todos de muito bom gosto e de notável originalidade. Eis alguns exemplos:
Para aqueles que ainda não conhecem as cervejas fabricadas pela Unibroue, fica aqui a dica: não percam tempo! Mesmo se tratando de cervejas caras (vendidas entre R$ 25,00 e R$ 60,00), recomendamos a experiência. Clique aqui e veja onde comprá-las.
E, caso alguém já tenha saboreado alguma das cervejas produzidas pela Dieu du Ciel ou por qualquer outra fábrica canadense, fica o convite para que postem algo a respeito a fim de enriquecer nossa cultura cervejeira.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.