Em épocas de muitas comemorações, confraternizações e férias, é hora de prestar atenção nos excessos com as bebidas alcoólicas e na ingestão de alimentos com gorduras saturadas e trans, sódio (sal) e outros nutrientes que podem ser nocivos à nossa saúde. O site Sem Excesso foi buscar, numa conversa com o nutricionista e engenheiro de alimentos Marco Dias Leme, as melhores dicas para que a ocasião, de correrias, festas de final de ano e lazer, não comprometa o jeito consciente e saudável de comemorar.
Barriga vazia, nunca!
Nos dias de festas, o ideal é nunca chegar ao local marcado de estômago vazio. Comer antes uma fruta, cenourinhas, tomatinho-cereja, barra de cereais, são opções para evitar exageros. Marcos Dias completa: “nos Happy Hours, comece bebendo uma garrafinha de água e muito cuidado com as porções de aperitivos, pois na maioria das vezes elas contêm excesso de sódio, o que nos faz sentir mais sede e consumir bebidas em excesso”. E, para evitar a sensação de “barriga cheia ”, o melhor que se pode fazer é comer devagar, mastigar bem os alimentos e os saborear.
Já em relação às bebidas alcoólicas, Marcos alerta que: “não existe melhor ou pior. Existe o consumo moderado e consciente da bebida que for mais conveniente. Deve-se ingeri-las sem pressa, perceber a sensação que elas provocam e intercalar com água, sucos ou mesmo refrigerantes”. Os nutricionistas afirmam que só assim as pessoas vão conseguir perceber a quantidade necessária que satisfaz, sem exceder.
Como curar a ressaca
Outra unanimidade entre os especialistas é que, no dia seguinte às baladas e festas, uma boa opção é seguir uma dieta leve e repleta de líquidos para purificar os órgãos e manter o metabolismo celular. Essas atitudes não compensam os abusos, mas certamente elas repõem as perdas hídricas causadas pela desidratação relacionada ao consumo excessivo de bebida alcoólica e ao demasiado consumo de sal.
O nutricionista Marcos Dias finaliza com quatro recomendações no que se refere ao consumo de bebidas alcoólicas: “lembre-se sempre de manter uma boa hidratação, não consumir de estômago vazio, ter em mente que quem bebe não dirige e no dia seguinte de cada comemoração praticar uma atividade física para ajudar na desintoxicação”.
Cardápio ideal do “day after”
Para o dia seguinte de uma boa comemoração ou no período de férias, a Nutricionista Mariana Fontana criou um cardápio bem apropriado para amenizar os excessos cometidos com as bebidas e alimentação:
- Café da Manhã
Suco:
Ingredientes
1 copo de suco de cenoura, beterraba, couve e maçã (passar tudo na centrífuga e beber) ou 1 copo de suco de cenoura, pepino, salsão e abacaxi (passar tudo na centrífuga e beber)
1 iogurte 0% de gordura
2 colheres (sobremesa) do mix de cereais (aveia, farelo de trigo, flocos de quinoa e semente de linhaça dourada) - Lanche da manhã
1 fruta - Almoço
Opção 1:
1 prato grande de salada: alface, agrião, rúcula, broto de feijão, lentilha, cenoura ralada, brócolis
2 escumadeiras de arroz integral
½ concha de feijão ou grão de bico ou lentilha
1 filé de peixe grelhado ou assado - Opção 2:
1 prato de salada com muitas folhas verde-escuras
1 filé de frango grelhado
1 escumadeira de arroz integral
1 concha de feijão ou grão de bico ou lentilha
2 colheres (sopa) de legumes cozidos - Lanche da tarde
Opção 1:
1 barra de cereal (com menos de 90 kcal) ou 3 cookies integrais - Opção 2:
1 fruta - Jantar
1 prato de salada cozida: com pouco azeite, limão e orégano
1 filé de frango ou peixe ou soja
2 pegadores de macarrão integral com molho de tomate
Dica: Durante o dia beba 2,5 litros de água + 1/2 litro de chá (dente de leão e camomila ou cidreira)
Fonte: Sem Excesso
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.