Vem aí o lúpulo brasileiro

LupuloBrasileiro

O “milagre” do lúpulo na Serra Catarinense

Os municípios situados na região serrana de Santa Catarina estão prestes a receber um dos maiores investimentos dos últimos tempos: A produção de lúpulo pode alterar toda a economia da região. Trata-se da produção e fracionamento do lúpulo, uma planta de origem européia usada para fabricação de cervejas, biocombustíveis e medicamentos.

Uma plantação experimental de 15 hectares foi realizada em Urubici (SC) desde 2008 e, segundo os técnicos, com as condições climáticas e de solo favoráveis, o resultado foi excelente, sendo que a planta tem a mesma qualidade da produzida na europa.

Lúpulo é “interesse nacional”

André Vianna, sócio da empresa BioTec Soluções e Inovações Agroindustriais, com sede no Rio de Janeiro, explica  que o lúpulo será cultivado pelos produtores interessados em municípios da Serra Catarinense como São Joaquim, Painel, Urubici, Bom Jardim, Urupema, Rio Rufino, entre outras. Para realizar o beneficiamento do produto, o interesse é instalar a agroindústria na cidade de São Joaquim.

“Em reunião no Ministério da Agricultura, foi confirmado que o cultivo do lúpulo é de interesse nacional, já que o Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de cerveja e, consequentemente, um dos maiores importadores de Lúpulo no mundo. Toda vez que abrimos uma cervejaria no nosso país, estamos contribuindo para a geração de empregos nos EUA, Alemanha, ou China. A visão do projeto é realmente esta, mudarmos a dependência externa e gerarmos empregos na Serra Catarinense, que possui um clima europeu em pleno território brasileiro”, conclui Vianna.

Fonte: São Joaquim On Line


Comments

4 responses to “Vem aí o lúpulo brasileiro”

  1. Muito bem-vinda a notícia, tomara que esta e outras iniciativas de produção local de lúpulo sejam bem-sucedidas. É um passo importante para o desenvolvimento de um estilo cervejeiro 100% local.

  2. Januario Pereira Avatar
    Januario Pereira

    Fico feliz por finalmente saber que estão tentando produzir lupulo no Brasil. Estive na produção de lúpulo
    durante trinta e cinco anos em Portugal e acredito que não será difícil avançar com a produção no Brasil desde que a inústria cervejeira estejaverdadeiramenteinteressada
    nisso.É que os valores com a compra de lúpulo são muito elevados e isso dificulta as coisas.

  3. Maria Rita Avatar
    Maria Rita

    Excelente notícia !!!

    Estaremos eliminando mais um item de alto valor agregado da balança comercial brasileira.

  4. Thales Felix Avatar
    Thales Felix

    Existe alguma possibilidade de Lúpulo ser produzida em regiões de Minas Gerais?
    Onde o clima é mais quente?

Leave a Reply