Você sabe o que dizer Gräbenwasser?
Ivan Steinbach, da catarinense Joinville, começou a fazer cerveja há apenas dois anos, movido até então pela pura curiosidade da tentativa, junto com seu primo Diogo Züge. Por desconhecimento, a primeira produção foi um fracasso retumbante.
Ao ver um líquido meio estranho fermentando no garrafão de plástico transparente, o pai de Ivan, um alemão empedernido, soltou a pérola: “Isso não é cerveja, é gräbenwasser!!!”. Em alemão, o termo significa, literalmente, água de sarjeta…
Ao invés de se abater, a dupla assumiu o nome, e batizou sua “cervejaria” caseira de Gräbenwasser. Logo vieram mais e melhores produções, ao passo que aprendiam a cada dia sobre a fabricação de cerveja.
Veio então o II Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, evento que premiaria a melhor cerveja caseira com uma produção na fábrica. Não deu outra: Gräbenwasser na cabeça, com a deliciosa Eisenbahn Joinville Porter, desbancando outros concorrentes de peso como o carioca Leonardo Botto e o ribeirão-pretano Luiz Teixeira.
BREJAS esteve na última segunda-feira no lançamento da breja, que se deu no Bar Anhanguera, na capital paulista, e degustou a pretinha.
A coloração é preta aveludada e a espuma é maravilhosa: bege, densa, consistente e persistente. No aroma e no sabor, um perfeito equilíbrio entre as notas doces dos maltes utilizados com um suave amargor de torrefação, mas nada agressivo. O aroma ainda presenteia com um discreto floral do lúpulo da variedade Styrian Goldings.
No sabor, o lúpulo de amargor Galena é perceptível, mas fica em segundo plano. Assomam, ao contrário, percepções de chocolate e torrado, além de um leve café. A carbonatação é na medida e o longo final também remete ao café e ao caramelo. Uma grande cerveja dentro do seu estilo, a qual impressiona também pela ótima drinkability.
O BREJAS, desde já, lança-se na campanha para que a cervejaria de Blumenau não deixe a ideia morrer e promova o terceiro Concurso Mestre Cervejeiro. É com iniciativas como essas que vamos continuar a alavancar a cultura cervejeira e o consumo de cervejas diferenciadas no país.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.