Mais uma vez, são as brejas artesanais brasileiras que recebem prêmios no exterior. E, mais uma vez, a Bamberg Rauchbier, da Cervejaria Bamberg de Votorantim (SP) traz um troféu para terras tupiniquins.
Desta vez, a cerveja, que leva maltes defumados em sua formulação, abiscoitou na Inglaterra o primeiro lugar na categoria Melhor Lager Aromatizada no prestigiado concurso World Beer Awards.
Por sinal, a deliciosa breja já é veterana em prêmios internacionais. Ano passado fez bonito na Alemanha faturando a medalha de prata no European Beer Star na categoria smoked beer e em maio deste ano levou a prata no Australian International Beer Awards 2010, na mesma categoria. A Bamberg Rauchbier ainda é uma das duas únicas brejas brasileiras relacionadas no livro 1001 Beers You Must Taste Before You Die (1001 Cervejas que Você Precisa Experimentar Antes de Morrer).
Isso tudo não é pra menos, já que a cerveja conquista cada vez mais paladares. O sabor de defumado não é fraco, mas também não tão forte como as “top” alemãs do gênero, que podem agredir paladares menos acostumados ao estilo. A coloração é vermelho-escura, e o creme é denso, consistente e persistente. No aroma, sobressai o malte torrado, lembrando caramelo e café. Mas é na boca que o defumado se sobressai mais. O final é longo e também defumado com leveza harmônica, o que confere à breja uma ótima drinkability. Harmoniza bem com pratos fortes como feiojada, porcos e linguiças, além de ser um excelente acompanhamento para um bom charuto.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.