Cada cerveja tem a sua história… e a sua bolacha!

bolachassite.jpg

Todo bebedor de cerveja que se preze alguma vez na vida já levou, do bar pra casa, alguma bolacha de chope que achou bacana, com a intenção de guardá-la e, assim, começar sua própria coleção e impressionar os amigos. Na maioria dos casos a coleção não passa da intenção. Aquela bolacha tão legal acaba num canto da casa, esquecida, até terminar seus dias sumindo na próxima faxina geral.

O carioca Mario Ehrlich transpôs a barreira da intenção e foi à prática. O colecionador junta milhares de bolachas de chope e cerveja do mundo todo desde os anos 70, e é associado a diversos grupos de colecionadores do item ao redor do planeta.

Das várias caixas de bolachas que possui, Ehrlich separou apenas as nacionais e criou o site Bolachas Brasileiras, que ostenta hoje um catálogo de mais de 800 biscoitos de cerca de 160 marcas, e crescendo. Visitar o sítio é uma autêntica viagem no tempo, já que é possível, em muitos casos, acompanhar a “evolução” das logomarcas. Há também brejas de cervejarias quase desconhecidas e outras já extintas.

Vale visitar a página e, quem sabe, até colaborar com o colecionador, mandando a ele aquela bolacha que só você tem e que, por milagre, sobreviveu à sua intenção — frustrada — de juntar mais.


Comments

4 responses to “Cada cerveja tem a sua história… e a sua bolacha!”

  1. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Eu tenho uma coleçãozinha que jah tem masi de 100 bolachas, entre elas nacionais importadas e tal, logico que eh MUITO menos que ele mas a minha coleção não fica soh na intenção não, bom tenho 25 anos, se ele coleciona desde os anos 70 tem bem mais chão que eu, quem sabe não chego lah algum dia, ou meus filhos continuando minha coleção vai saber neh.

    To com um projeto para ampliar o meu barzinho aqui de casa, que conta com alguns quadros de rotulos antigos e agora farei uns quadros com as bolachas tb.

  2. Fausto Avatar
    Fausto

    Ainda não cataloguei mas tb coleciono de bolachas, peço uma mãozinha aos experts para saber como funciona esse tipo de coleção (não deve ser muiito diferente de moedas, que eu tb faço). O que é sofrível de encontrar e, por capricho, eu fiz aqui aonde trabalho é um “porta bolachas”. Vejo em muitos bares o da Brahma, mas é quase impossível de achar…. alguém me sugere algum lugar aqui em Sampa???

  3. Muito louvável esta iniciativa. É importante ressaltar que catálogo de bolachas, catálogo mesmo como ele quer e está fazendo, é raro (ou inédito?) no mundo da breweriana.

    Também tenho uma coleção com milhares de bolachas.

    abraços

  4. Gildete Avatar
    Gildete

    Estou fazendo um trabalho sobre catalogação de bolachas de cerveja, tem algo interessante que possa dizer ou me escrever para encrementar o meu trabalho?

Leave a Reply