A palavra filosofia é a junção de dois termos gregos. Philos é quem ama. Sophia significa saber. O filósofo, por conseguinte, é aquele que ama a sabedoria. Filosofando cervejisticamente, escolhi a dedo a breja ideal pra começar a contar aos leitores as experiências gustativas que vivi nos Estados Unidos.
Localizada a cerca de cinco milhas ao sul da cidade de Cooperstown, no estado americano de New York (por sinal, o lugar onde o beisebol foi inventado, segundo contam os locais), a Brewery Ommegang nasceu em outubro de 1997 pelas mãos do casal cervejeiro Wendy e Don Feinberg. A dupla logo batizou a microcervejaria com o nome da cidade homônima na Bélgica. O empreendimento vai de vento em popa e a Ommegang hoje possui um pequeno mas respeitabilíssimo portfólio de cinco estilos, todos de inspiração belga.
Mantendo a tradição inventiva das cervejas artesanais americanas, porém, eis que a Ommegang Three Philosophers não é uma quadrupel comum, já que leva cerejas em sua formulação. O resultado é simplesmente acachapante.
O líquido é ocre-escuro sedoso, e o creme é denso e consistente. No aroma, um upper de sensações. Consegui identificar, além das cerejas, chocolate, baunilha, figos, uvas-passas e uma presença maltada marcante. No sabor, mais cerejas ao marasquino, vinho do porto e um quê de chocolate amargo. O final, deliciosamente seco, é levemente torrado e remete ao café.
Uma breja absolutamente complexa e imperdível (alô, importadoras!), ideal para esse nosso início de passeio pela nova escola cervejeira americana.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.