1a. Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja será em março

Evento fará parte da programação do Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau
Profissionais de diversas áreas que mantêm – de forma profissional ou amadora – blogs a respeito de cerveja vão realizar seu primeiro encontro nacional para discutir os termos de um compromisso com a difusão da cultura cervejeira no Brasil e com a ética na informação. É esperada a participação de pelo menos 30 blogueiros para discutir a redação de uma Carta de Intenções para orientar a relação deste segmento com os demais atores do mercado.
A 1a. Conferência Nacional de Blogueiros de Cerveja (CNBC) será realizada No dia 22 de março (sábado), das 14h às 16h. É parte da programação do Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina. Somente os blogueiros cadastrados poderão participar das discussões e votações, mas o evento será aberto a interessados (como ouvintes) e à imprensa.
A proposta surgiu da constatação de que o Brasil vive hoje o início de uma revolução cervejeira nos moldes da que ocorreu nos EUA na década de 1980, com a ascensão das cervejarias artesanais e dos fabricantes caseiros da bebida. Para muitos, isso é uma surpreendente novidade. Para os blogueiros especializados em cerveja, é o desdobramento natural de um movimento que começou há cerca de dez anos.
O Brasil possui atualmente cerca de 200 blogs sobre cerveja, sendo que destes por volta de 80 são independentes – ou seja, não são mantidos por bares, cervejarias, importadoras, etc. Sua importância na divulgação das mudanças no mercado brasileiro já não é mais subestimada nem pelas grandes nem pelas micro, pequenas e médias cervejarias que trabalham seriamente.
Nem poderia. Afinal, os blogs sabidamente reúnem os maiores especialistas (amadores e profissionais) na bebida preferida dos brasileiros. Normalmente, são referências para a mídia não-especializada, servindo como fontes das reportagens sobre este fenômeno que têm sido publicadas nos principais veículos de comunicação do país.
Até recentemente, faltava a este grupo um sentido de coletividade, que começou a ser construído em 2011, com a formação de um fórum de debates online, a realização de um encontro informal na feira Brasil Brau e os primeiros esforços de compilação dos blogs existentes no país. Agora, com a realização deste encontro. os blogueiros pretendem definir seus pontos de convergência e trabalhar a partir deles, bem como buscar conciliar as eventuais divergências.

BBC

Evento fará parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau

Profissionais de diversas áreas que mantêm – de forma profissional ou amadora – blogs a respeito de cerveja vão realizar seu primeiro encontro nacional para discutir os termos de um compromisso com a difusão da cultura cervejeira no Brasil e com a ética na informação. É esperada a participação de pelo menos 30 blogueiros para discutir a redação de uma Carta de Intenções para orientar a relação deste segmento com os demais atores do mercado.

A 1a. Conferência Nacional de Blogueiros de Cerveja (CNBC) será realizada No dia 24 de março (sábado), das 14h às 16h. É parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina. Somente os blogueiros cadastrados poderão participar das discussões e votações, mas o evento será aberto a interessados (como espectadores) e à imprensa.

A proposta surgiu da constatação de que o Brasil vive hoje o início de uma revolução cervejeira nos moldes da que ocorreu nos EUA na década de 1980, com a ascensão das cervejarias artesanais e dos fabricantes caseiros da bebida. Para muitos, isso é uma surpreendente novidade. Para os blogueiros especializados em cerveja, é o desdobramento natural de um movimento que começou há cerca de dez anos.

Mais de 200 blogs cervejeiros no país

O Brasil possui atualmente cerca de 200 blogs sobre cerveja, sendo que, destes, por volta de 80 são independentes – ou seja, não são mantidos por bares, cervejarias, importadoras, etc. Sua importância na divulgação das mudanças no mercado brasileiro já não é mais subestimada nem pelas grandes nem pelas micro, pequenas e médias cervejarias que trabalham seriamente.

Nem poderia. Afinal, os blogs sabidamente reúnem os maiores especialistas (amadores e profissionais) na bebida preferida dos brasileiros. Normalmente, são referências para a mídia não-especializada, servindo como fontes das reportagens sobre este fenômeno que têm sido publicadas nos principais veículos de comunicação do país.

Até recentemente, faltava a este grupo um sentido de coletividade, que começou a ser construído em 2011, com a formação de um fórum de debates online, a realização de um encontro informal na feira Brasil Brau e os primeiros esforços de compilação dos blogs existentes no país. Agora, com a realização deste encontro. os blogueiros pretendem definir seus pontos de convergência e trabalhar a partir deles, bem como buscar conciliar as eventuais divergências.


Comments

2 responses to “1a. Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja será em março”

  1. Deveria poder contar com demais interessados, mediante pagamento, claro, para que haja sustentação. Afinal, mesmo outros blogs podem comentar sobre cerveja, no que contribuiriam para divulgar o trabalho de especialistas.

  2. O blog do Cervegelo não estará representado oficialmente.

    Mas deixa aqui os parabéns ao Brejas e ao Maurício Beltramelli, pelo excelente trabalho.

    Parabéns a vocês,

    Cervegelo

Leave a Reply