Na ocasião em que o BREJAS completa algumas marcas importantes — mais de 2 mil usuários cadastrados ativos, 6 mil postagens no Fórum, 12 mil pageviews diários e 450 avaliadores no Ranking , mais de mil membros na comunidade do Orkut –, ao invés de redigir uma matéria auto-ufanista, este escriba resolveu falar sobre uma das tantas confrarias cervejeiras que vicejam Brasil afora cujos membros, seguindo a recente revolução de hábitos cervejeiros que acontece por aqui, descobriram o prazer de degustar cervejas especiais e celebrar a amizade. Por sinal, da mesma forma e com as mesmas intenções pelas quais o BREJAS começou…
Convido, pois, o leitor a acompanhar a história pra lá de bacana da Fraternidade de Nobres do Santo Néctar Dourado, sediada na capital paulista. E ninguém melhor para contar essa saga do que um de seus membros: Quem faz as honras é o usuário do BREJAS Fábio Acioly, que foi o responsável por introduzir as cervejas especiais onde dantes apenas as pale lagers de sempre encontravam espaço.
Trata-se de um estupendo relato de Beer Evangelismo, em seu estado mais puro. Boa leitura — e boa diversão!
O Santo Néctar nasceu em 2006 apenas como um encontro entre amigos que queriam apenas tomar umas cervejinhas e jogar conversa fora, longe de suas respectivas namoradas ou esposas, era o “dia dos caras”. Nesse início, não existia muito interesse por parte da maioria em conhecer cervejas especiais, tomávamos as brahmas da vida mesmo e já estava bom.
Eu, que tinha me iniciado no fantástico mundo das cervejas especiais em 2004, comecei aos poucos a introduzir essa cultura nos encontros. Apesar de meu conhecimento ser muito pequeno na época, já era diferenciado em relação a maioria dos membros, havendo apenas alguns que tinham o mesmo acesso que eu às “brejas boas”.
O tempo foi passando, os encontros acontecendo todo mês e fomos percebendo que aquilo era uma coisa que iria durar. As mulheres criaram o correspondente delas ao SND, chamado de La Femme, para que pudessem se encontrar também nos dias de SND e tomar suas cervejinhas.
Resumindo, depois de uns dois anos de encontros todos os meses, churrascos, fortalecimento da amizade entre todos os membros, inclusive com o aumento no número de frequentadores, resolvemos dar um rumo à coisa, pois a minha tentativa inicial de apresentar as cervejas especiais não tinha dado lá muito certo devido aos custos envolvidos. Após uma breve reunião, ficou decidido que o Santo Néctar Dourado seria um meio de levar o conhecimento sobre cervejas aos seus participantes, ainda que os custos fossem mais altos.
Começamos então, através do guia de degustação do BREJAS, que eu já conhecia e utilizava, a promover degustações em todos os encontros. Como residimos na extrema zona leste, e a maioria do pessoal não era exatamente “privilegiada” na questão financeira, a grana sempre foi bem curta e muitas vezes eu sobrei com prejuízo para poder levar uma breja melhor, mas sempre foi gratificante. O pessoal dividia garrafinhas de Eisenbahn, Backer, latas de Newcastle, Oettinger, o que achássemos de diferente, levávamos pro encontro, contadinho, uma pequena porção para cada um. O pessoal aprovou e começou a se interessar mais, começaram eles mesmos a buscar tomar cervejas diferentes, ler uma coisinha na internet aqui, comprar um copo ou taça diferente, e por aí foi. Desde então, já foram dezenas degustadas. Muitos dos que se declaravam “brahmeiros” ou algo do gênero, hoje são apreciadores de Strong Dark Ale, IPA, Weizen…
Hoje já contamos 41 encontros do Santo Néctar Dourado e estamos mais fortes que nunca. Todos os meses é certo que tem SND. Somos atualmente 27 membros, sendo 15 assíduos e os outros aparecem quando podem pra conhecer uma breja diferente.
O BREJAS, pra mim, foi uma base muito importante. Foi lá que eu pude ver a extensão do mundo onde eu estava entrando. Acompanho desde o tempo do blog e já achava excelente. Olhava aquele ranking no Excel e imaginava se um dia poderia ter o prazer de degustar um décimo daquelas cervejas.
Bom, se vou conseguir ou não, não sei dizer, mas o bacana é ir tentando, não é? Eu, pessoalmente, devo ter degustado cerca de 300 diferentes até hoje e sei que tenho muito o que tomar ainda. Não desisto! Estou me divertindo muito até agora.
Algumas características do SND:
– O nome completo é Fraternidade de Nobres do Santo Néctar Dourado;
– Membros novos somente se convidados por um membro assíduo;
– Nos encontros sempre rola um truco e futebol no PS3;
– Garotas não entram, somente em encontros abertos (aniversário do SND e fim de ano);
– Sempre tem churrasco;
– Todos os membros são conhecidos como “nobres”;
– Todos os nobres tem número;
– Vestimos sempre nossa camisa com nome e número;
– Nunca pulamos um mês sequer.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.