O texto abaixo é de Alexandre Bazzo, cervejeiro da Cervejaria Bamberg. Ele fala da novíssima Bamberg Helles, que terá sua pré-estreia no próximo sábado no Bar Brejas, no evento 4º Pratos & Brejas – Harmonização com Cerveja. Procure ler sem salivar, se for capaz…
“Já contei a história, mostrei o rótulo, mas agora vamos falar de como ficou a Helles.
O objetivo inicial dela foi mostrar o que temos de bom na Bavária, maltes de excelente qualidade e lúpulos de Hallertauer. Nesta cerveja utilizei 3 tipos de maltes, um deles da Agrária e dois da Weyermann, e 2 tipos de lúpulos, ambos de Hallertauer.
Mas a grande estrela que nos proporcionou um resultado surpreendente foi o fermento, uma cepa especial vinda da Bavária.
Eu resumiria esta cerveja em complexidade e sutileza, eu gosto de beber Helles em canecas de 1 litro e esta me permitirá fazer isto.
O chope virá sem filtrar neste primeiro momento. Depois de filtrada, a cerveja em garrafa ganhará mais em malte e o lúpulo diminuirá um pouco, devido ao malte.
Bom, espero que vocês gostem, pois é um dos meus estilos preferidos e fazem 2 anos que trabalho mentalmente nesta receita.
O que temos no copo:
Aroma: A presença do lúpulo de Hallertauer é nítido no aroma, mas também vem forte com o caramelo e pão, provenientes do malte.
Aparência: Amarelo escuro, com boa formação de espuma.
Sabor: O que percebemos de forma mais forte é a presença do malte, na forma de pão, cereal, caramelo, mas o lúpulo vem no final terminando um pouco seco, com o intuito de equilibrar com a doçura do malte.
Sensação na boca: Corpo médio, carbonatação média.
Impressão geral: A marca registrada do estilo Helles é presença marcante de malte, mas também o lúpulo aparece sempre de forma a equilibrar o conjunto. Devido o longo tempo de maturação a cerveja ganha uma suavidade e textura na boca, mostrando que delicadeza e suavidade não é sinal de falta de complexidade, pelo contrário.”
Fonte: Blog oficial da Cervejaria Bamberg
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.