Uma guerra premium: Heineken x Budweiser

budweiser vs heineken

Qual das duas pode ser considerada “premium”?

A disputa pela atenção do consumidor no mercado de cerveja premium no Brasil vai entrar no radar mundial. Nos próximos meses, o confronto que se dará aqui será reproduzido em outras praças. O Brasil já é o terceiro maior mercado do mundo, com produção anual de 12,6 bilhões de litros, atrás somente de China e EUA. Logo, o País é cenário mais do que apropriado para as duas marcas globais de cerveja se enfrentarem em bares e supermercados. A largada será na comunicação.

A holandesa Heineken e a americana Budweiser vão brigar pelo que se convencionou chamar de mercado “premium”, segmento com preço cerca de 20% superior ao de outras cervejas.

No mundo, a Budweiser – rótulo da gigante AB InBev, que é dona no Brasil da cervejaria Ambev – é uma marca popular. Mas aqui, a Budweiser vai tentar colar a imagem de cerveja premium. Para conquistar esse posicionamento, a empresa prepara um mega “relançamento” da marca, que no passado já foi distribuída por importadoras no País sem sucesso. A previsão é de que a Budweiser desembarque em setembro no mercado nacional. Para fazer barulho em torno dela, a Ambev faz o maior investimento em marketing deste ano. Mas a estratégia, a cargo da agência de propaganda Africa, vem sendo guardada a sete chaves.

Sem medo de qualquer enfrentamento no segmento premium com a gigante mundial, a holandesa Heineken, que há pouco mais de um ano comprou a brasileira Cervejaria Kaiser, tem a seu favor o fato de a sua marca ser, definitivamente, reconhecida como global. É vendida em 172 países. A Budweiser, por exemplo, enfrenta uma guerra jurídica na Europa com a cervejaria checa Budejovicky Budvar pela marca Budweiser. As duas empresas têm o nome registrado desde o final do século XIX.

“A Heineken é um produto sem conservantes, maturada 30 dias e não 15 como as concorrentes, além de ser fabricada com malte. É, sem dúvida, uma cerveja premium”, enfatiza Herbert Gris, diretor da Heineken Brasil. “A Budweiser é uma cerveja mainstream nos EUA. Todo o brasileiro sabe disso. Não pode ser considerada premium”.

Futebol e música

As duas companhias apelam para plataformas similares para a exposição de suas marcas em todas as praças. “Festivais musicais e disputas futebolísticas reforçam a internacionalização das grandes marcas”, pondera Gris. “A Heineken patrocina o campeonato europeu de futebol (Uefa) e também inúmeros festivais pelo mundo. No Brasil, faremos uma inédita parceria no Rock in Rio, na qual um consumidor vai ganhar uma chegada triunfal no evento, bem no estilo da do personagem de nosso comercial”.

A propaganda da qual Gris está falando integra a nova e ampla campanha da marca que, aliás, foi premiada com sete Leões no maior festival de publicidade mundial, o Cannes Lions. Entre as peças desenvolvidas está o comercial criado pelo escritório holandês da agência americana Weiden + Kennedy. Com 90 segundos e repleto de situações inusitadas vividas por um jovem descolado e charmoso, o filme virou sucesso na internet e já teve 5 milhões de acessos na internet.

A Heineken assumiu este ano que vai adotar a mesma identidade em sua comunicação. “Somos a única marca de cerveja global e resolvemos explorar isso. Em alguns países, a nossa comunicação havia se distanciado desse caminho. Resolvemos então partir para a unificação da linguagem de marketing com a atual campanha “, diz Gris.

O comercial “A entrada” está no ar em 30 países, entre eles o Brasil. A peça tem ainda 11 desdobramentos que podem ser vistos na página da Heineken no Facebook, que contabiliza 1, 8 milhões de seguidores.

Desafio

A AB InBev terá de investir pesado se quiser transformar a sua marca Budweiser em global. O mercado de maior preço, como é o caso do segmento premium, exige gastos maiores em marketing. Isso talvez esteja na base da decisão da companhia de experimentar no Brasil essa tática de construir em torno da Budweiser a aura de premium. Procurados, eles não quiseram comentar a estratégia para a marca.

Como já é patrocinadora da Copa do Mundo, a Bud estará presente no sorteio das chaves que vão disputar os jogos eliminatórios para a Copa de 2014 no Brasil. O evento acontece no Rio no fim deste mês. A marca também patrocina o show inédito no Brasil da cantora Rihanna, em setembro.

Fonte: O Estado de S. Paulo


Comments

13 responses to “Uma guerra premium: Heineken x Budweiser”

  1. Mas desde quando Budweiser é premium? Só se for pelo preço.

  2. Alessandro Pinesso Avatar
    Alessandro Pinesso

    Premium ou não, respeito a Heineken por ser uma cerveja de qualidade, sem aditivos (coisa que muitas cervejas “premium” daqui possuem, vide Baden, Eisenbahn, Baker, etc.) e talvez com o melhor custo x benefício do mercado, mesmo sendo um pouco suavizada para o nosso mercado. Tomei uma Budweiser pela primeira vez quando o país se abriu às importações, em 1990, e não vi nada demais nela. A Budweiser sempre foi uma cervejinha fraca, no mesmo nível das nossas cervejas de massa (Skol, Brahma, etc.) Ou seja, analisando somente a qualidade, e não o marketing, a Heineken é uma cerveja que se posiciona um degrau acima da Bud.

  3. No Brasil, a Budweiser só é premium se for por causa do preço. Pelo produto em si, está mais pra concorrer com Bohemia, Skol, Original … e ainda patrocinando a Copa. Vai ter q gastar muito mesmo pra empurrar isso na nossa goela.

  4. Eduardo Wojcikiewicz Avatar
    Eduardo Wojcikiewicz

    A Budweiser só é premium no preço que é vendida aqui. Ela não nega as origens americanas, já que é uma cerveja adaptada aos gostos dos estadunidenses. Por lá, as cervejas mais vendidas são do tipo Lite, ainda mais fracas que as pale lagers que fazem sucesso por aqui. Para comprovar isso, um simples teste visual atesta a grotesca diferença entre ambas: A Bud parece urina diluida, de tão clara e rala que é.

    Já a Heineken é mais encorpada, mais amarga e mais forte que as brejas nacionais de massa. Não é a cerveja mais deliciosa do mundo, é verdade, está bem aquém de uma Baden Baden ou Wäls, mas é infinitamente superior à Skol, Brahma & Cia.

    Se formos nos basear pelas cervejas mais vendidas no nosso país e tomando como parâmetro de classificação as qualidades, a Heineken é premium e a Budweiser é farinha do mesmo saco.

  5. Bruno Lima Avatar
    Bruno Lima

    O aroma da Heineken na minha opinião é um dos melhores no segmento premium aqui no Brasil, ficando atrás apenas da Gold (Kaiser Gold) que é a melhor lager nacional no meu ponto de vista. Quando não encontro Gold nas gôndolas dos supermercados a Heineken é a escolha, sem dúvida, e quando o preço está mais baixo que da Gold ela vai para o carrinho sem hesitação!!

  6. Claudinei Avatar
    Claudinei

    Faço coro com os colegas acima. A Budweiser da Anheuser-Busch é referência do estilo Standard American Lager, com sua excessiva leveza em função do uso de arroz e seu “fraco” malte, logo não faz sentido querer colocá-la como Premium (estilo subsequente do BJCP). Quanto as palavras de Herbert Gris, assino embaixo.

  7. Se a Budweiser é premium, eu sou Napoleão.

  8. Andre Toozler Avatar
    Andre Toozler

    No Brasil, com um pouco de propaganda e muita cabeça vazia, não é dificil vender como “premium” qualquer porcaria.

    Tá aqui a receita para uma cerveja “premium” no Brasil: 30 segundos no intervalo de alguma das 5 novelas diárias, meia duzia de gente bonita na praia segurando uma garrafa e quem sabe a Ivete Sangalo no meio da bagunça. Depois, venda mais caro que as outras cervejas e pronto, sucesso.

  9. No Brasil não faltam trouxas para pagar mais caro por porcaria comum. Vide o mercado de automóveis, onde compramos os produtos mais pelados a preço de carros top completos. Com a cerveja ocorre o mesmo, até pior, pois a massa é ainda mais burra quando se trata desse produto, muitos lidam com a bebida igual à paixão pelo time do coração. Pouca gente realmente se informa, experimenta e compara. Ficam bebendo mijo de batata felizes da vida, e xingam se você ousa falar alguma verdade. A Budweiser vai se dar bem por aqui, para a sorte deles.

  10. Vladimir Avatar
    Vladimir

    Essa cerveja chegou em Niterói, por volta da 1ª semana de Setembro. Comprei no Pão de Açúcar. Honestamente? Uma bela de uma porcaria, igual às outras, sem tirar nem por. Não vale um centavo. Pelo mesmo preço vc compra uma Heineken, que é muito superior.

  11. Roberto S Avatar
    Roberto S

    Pessoal, Estão trazendo uma cerveja com grande volume e marca internacional BUDWEISER, porém não passa de uma cerveja Comum….. Comparar BUD com HEINEKEN é como comparar um GOL (que vende muito é e conhecido) com um Jetta… o Problema é que estão pedindo o preço do Jetta no GOL…. e como nós brasileiros gostamos de tudo qu os americanos gostam… vamos comprar gato por lebre….Para mim HEINEKEN E BUD estão em categoias diferentes, e nem deveriam estar neste artigo

  12. Gustavo Avatar
    Gustavo

    é o poder da propaganda. Bud não é nada demais,nem tem como comparar com a Heineken. Além disso, a stella artois pra mim tbm é inferior a Heineken.

  13. Bruno Avatar
    Bruno

    Galera,
    A Cerveja Heineken é uma cerveja de pura qualidade,de puro malte e sem conservantes,presente em mais 172 paises,já fechado com o maior festival de músicas nos próximos anos 2013 e 2015 Rock in Rio,um produto diferenciado e que ja virou pedida em todo o Brasil,nunca vi rotular cerveja pilsen como premium isso serve para ambev,itaipava e outras também.

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