BREJAS na Escandinávia e na Rússia

hagar

Vem aí mais uma viagem cervejeira do BREJAS!

Dia 5 de junho próximo embarcarei rumo à Escandinávia, onde visitarei Dinamarca, Suécia e Noruega. Depois, farei uma incursão em solo russo, visitando Moscou e São Petersburgo.

No caminho, procurarei conhecer algumas das grandes brejas desses países. Já tenho várias delas em mente, mas peço ajuda aos leitores que me mandem dicas de bares e cervejas que consideram imperdíveis.

Na volta, contarei a vocês um pouco das experiências cervejeiras que vivenciarei, bem como rechearei com mais dicas a nossa seção Viagem e Cerveja.


Comments

8 responses to “BREJAS na Escandinávia e na Rússia”

  1. Estive na Suécia, mas não fui a nenhum bar mencionado no Beer Advocate. Achei um em Gamla Stan por acaso, mais ou menos perto da estátua de São Jorge e o Dragão, onde tomei uma bela Omnegang Hennepin. Se prepare que a cerveja lá na Escandinávia é cara.

    Porém, o lance é ir nas lojas do governo, Systembolaget. Dá pra comprar várias importadas (americanas, inglesas, belgas, etc) com preços legais.Deve ter das suecas também, claro. Dessas, “degustei”algumas no festival de cervejas e whiskies de Estocolmo, mas não levei papel e caneta. Acabei arrumando emprestado, mas devido ao estado alcóolico …

  2. Russo Avatar
    Russo

    Russia, vc ficará um pouco perdido qto as Cervas, principalmente para achar as mais artesanais, coisa difícil e tem muita cerveja importada lá tb, como China, Turquia, Rep. Tcheca. Uma cerveja muito famosa lá é a Baltika que tem várias tipos e a oxota (Se Prouncia Arrota). Dá pra fazer vários trocadilhos. Eu nao achei nenhuma maravilha dos Deuses essas cervas e foram bastante as que eu experimentei, mas uma que valeu a pena foi a Baltika 8 ou 9, que me lembrou a Confraria. Já a Vasilyeostrovskoye Pivo eu tomei em Chopp , Como vc estará indo no Verão, torço para que vc encontre algo gelado, pois é raro, geralmente é na temperatura ambiente. Outra coisa importante, vai estudando o seu Russo, pq 99% não falam inglês. É dureza. Ano que vem eu faço a minha incursão aos países Nórdicos e já pego as dicas aqui.
    Boa sorte e Boa viagem…

  3. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Opa mais um roteiro cervejeiro, quem sabe um dia naum faço todos, estou programando para mes que vem uma vistinha a ribeirão prero, tah certo naum eh a russia mas são boas cervejas e mais conhecimento acumulado

  4. Adriano Carvalho Avatar
    Adriano Carvalho

    Ricardo, em estando nestes países, não deixe de tomar qualquer tipo de breja com gruut/gruyt/grðt! Era um ingrediente fundamental nas cervejas de antigamente, antes das brasseries começarem a usar o lúpulo. Só não vá com muita sede ao pote porque gruut em excesso deixa louco hehehe

  5. Uma ótima viagem e traga muitas novidades e informações na bagagem para os leitores do Brejas!

  6. Marcio Rossi Avatar
    Marcio Rossi

    Esses confrades…!! É Maurício em NY, agora Ricardo na Dinamarca…! Mas Belo Horizonte, que fica logo ali,nada…!
    Hehe, boa viagem e quando puderem, venham a BH!

  7. Rene Ziegelmaier Avatar
    Rene Ziegelmaier

    Ricardo,primeiramente parabéns pelo site, eu sou um assíduo visitante há muito tempo, porém nunca havia comentado até agora. Ano passado eu fiz um roteiro bem parecido com o seu, e, em São Petesburgo, recomendo a cervejaria Tinkoff, essa é a melhor cervejaria artesanal Russa (existem poucas) de acordo com um amigo brasileiro que reside na Russia há alguns anos. Nos bares de rua, quando pedir uma cerveja cuidado para não lhe servirem a nossa famosa Brahma Chopp, essa cerveja faz muito sucesso nas terras russas.

    Esse é o site da Tinkoff, está inteiramente em alfeto Cirílico, mas eu guardei um cartão da unidade próxima ao centro de S. Petesburgo, vou confirmar o endereço e posto aqui. http://www.tinkoff.ru/

    René

  8. Rene,

    Obrigado pela dicas. Nessas coincidencias do destino, estou hospedado num flat que fica a 2 quadras da cervejaria. Hoje, voltando pra casa, passei pela frente e reconheci o logo que vi no site que voce me enviou.

    Estou voltando la em poucas horas pra conferir as cervejas, depois vou colocar os resultados no ranking e volto a comentar por aqui.

    Abracos!

Leave a Reply