O orgulho de ser um cervejeiro artesanal

O vídeo acima, que vem causando sensação no meio cervejeiro artesanal internacional, foi apresentado esta semana por Greg Koch, da microcervejaria americana Stone Brewing Company, e fez parte do seu discurso na Craft Brewers Conference, megaencontro de microcervejeiros que está acontecendo em Boston (por sinal, o Marcelo Carneiro, da nossa Cervejaria Colorado, é um dos integrantes do evento).

Até mesmo o leitor que não entender a língua de Shakespeare vai sentir (e se arrepiar) com a garra, orgulho e coragem dos protagonistas do filme, todos microcervejeiros, ao defenderem uma breja de qualidade frente ao poder financeiro das grandes corporações cervejeiras. “Eu seleciono os ingredientes da minha cerveja”, e “Eu não coloco milho ou arroz na minha cerveja” são algumas das frases mais marcantes, e para bom entendedor, um pingo é letra…

O vídeo traduz à perfeição a revolução artesanal que vem acontecendo nos Estados Unidos, que constroem com honra e inventividade a nova escola cervejeira americana. Até quando nós, brasileiros, continuaremos a ver apenas de luneta esse movimento?

Alô, importadores!


Comments

4 responses to “O orgulho de ser um cervejeiro artesanal”

  1. Eu era em Porto Alegre e São Paulo em janeiro, and gostei muitos das cervejas artesanal brasileiros (sou da califórnia). Eu espero este vídeo inspira os microcervejeiros brasilerios a continuar a empurrar os limites da cerveja, e vencer os desafios.

    Cheers!

  2. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Esse eh o orgulho que o movimento Slow Bier Brasil quer instituir em todos os brasieliros, podemos ate estar longe das cervejas norte americanas, mas temos as nossas micros aquie lutando assim como todas as oturas peloa reconhecimento pelo publico e pelo governo. Slow Bier Brasil EU APOIO ESSA IDEIA

  3. Luis Antonio Teixeira Avatar
    Luis Antonio Teixeira

    Lindo video, e quem é cervejeiro artesanal se emociona ao ouvir estas palavras.
    Não tem nada mais prazeroso para nós, que servir uma cerveja feita com honestidade, esmero e carinho,e com as melhores matérias primas disponiveis.
    Toda cerveja artesanal tem a assinatura de seu cervejeiro, é como se fosse a impressão digital.
    Quando comecei em 1996 a fazer a minha própria cerveja, ainda não havia no Brasil uma cultura cervejeira, mesmo as cervejas importadas eram do estilo Pilsen, e na sua maioria bem standarts.
    Não tinha nem parametro para que nós pudessemos comparar entre cervejas de outros estilos, pois elas inexistiam no mercado brasileiro.
    Hoje graças a importadores que apostaram no segmento de cervejas especiais e a pessoas como Marcelo Carneiro da Colorado, Juliano Mendes e sua familia da Eisenbahn,Baden Baden, Eduardo Bier da Dado Bier,Marco Falcone da Falk Bier, entre outros, que foram pioneiros a nos apresentarem cervejas de diversos estilos, a cultura cervejeira brasileira toma a sua forma.
    E ainda, aliados a estes pioneiros a intensa divulgação que varios blogs e sites como o Brejas por exemplo, que fazem um belo trabalho, mostrando a incrivel variedade de cervejas do mundo todo, comentando e traduzindo em palavras a delicia que é degustar uma cerveja especial.
    E também a nós, homebrewers, que na maioria das vezes somos os primeiros a iniciar os amigos com nossas cervejas especiais ofertadas em festinhas e reuniões e que faz despertar a vontade deles de conhecer ainda mais sobre este mundo tão diverso que é a o mundo da Cerveja artesanal.
    Espero que essa cultura que todos nós estamos ajudando a construir se agigante cada vez mais. com o nascimento de mais homebrewers, mais microcervejarias e mais apreciadores da nobre bebida.

  4. quando eu postei esse video no youtube eu sabia que ia inspirar hehehe…

    alguem podia mostrar isso ao LULA pra ele ver o que ele ta querendo matar com essa reforma tributaria ridicula que esta acabando com nossas micros que tanto nos orgulhamos….

    como diz nosso querido mestre Falcone …

    Pao e Cerveja…

Leave a Reply