Falke Bier lança novas cervejas

falkenovasbrejas

Quem conhece o mineiro Marco Falcone, um dos proprietários da microcervejaria Falke Bier, tem de concordar que se trata de uma das pessoas mais simpáticas do meio cervejeiro. O trato pessoal é alegre, o papo é descontraído e as idéias fluem com a velocidade de uma torrente. Falcone é daqueles “malucos do bem” que desenham a cada dia o cenário das cervejas artesanais do país, a despeito de todas as dificuldades que o setor atualmente enfrenta. Sem dúvida, é um idealista.

No ano passado, BREJAS foi convidado a participar da degustação da primeira brassagem da Falke India Pale Ale, um protótipo ainda sem fórmula e rótulo definitivos, então mais uma idéia do profícuo Falcone (veja AQUI a matéria). A breja, em nova receita e embalagem, virou a Estrada Real IPA, a qual se junta a outro lançamento da microcervejaria, a schwarzbier Ouro Preto. Degustamos ambos os lançamentos, no que seguem nossas impressões, bastando clicar no nome das brejas para ver suas notas no Ranking:

  • ESTRADA REAL IPA FALKE BIER – Idealizada em parceria com o Instituto Estrada Real, entidade criada para incentivar o potencial turístico dessa região mineira, a coloração da breja é âmbar e o creme é branco, consistente e  persistente. No aroma, além do lúpulo herbal típico do estilo, sobressai a levedura. O lúpulo é mais evidente no sabor, deixando também a sugestão de biscoito. O corpo é suave, e o final é seco e amargo, pedindo novos goles. No geral, deixou a impressão de uma india pale ale um tantinho mais suave que outras disponíveis no mercado, embora seja uma grande cerveja.
  •  
  • FALKE BIER OURO PRETO – Em nossa opinião, a verdadeira surpresa da dupla de novidades. O prazer dessa schwarzbier já começa na apresentação, cujo rótulo emula a silhueta de uma igreja da cidade mineira. A coloração é negra aveludada, e o creme bege é denso e consistente. O aroma se volatiza aos poucos enquanto a breja vai esquentando no copo, revelando malte tostado, pão de centeio e levedura. No sabor, a cerveja explode em sensações de chocolate amargo, café e tostado soberbamente equilibrados. O final é longo, levemente tostado e amargo, com o predomínio do café, premiando uma excelente drinkability. Uma breja não menos do que ótima, dentro do estilo proposto.

Excelentes cervejas, de uma excelente cervejaria, capitaneada por uma excelente figura humana. O que mais nós, degustadores, poderíamos desejar?


Comments

4 responses to “Falke Bier lança novas cervejas”

  1. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Já havia visto essas cervejas a venda no Nono Bier, achei bem interessante agora com comentariso mais aprofundados estão mais interesantes ainda. Inicialemnte achei que se tratasse de uma serie limitada mas agora vi que naum são limitadas, bom vai ter muito tempo para aprecia-las.

  2. Olá amigos,

    Tive a oportunidade de provar essas duas cervejas e concordo com todas as impressões que foram colocadas. São muito boas mesmo.

    Fiz um post sobre elas no para que vocerveja.

    Grande abraço.

  3. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Olá, Rodrigo!

    Legal que nossas impressões bateram. Ou seja, as brejas são boas de verdade… rssss…

    Um abração e obrigado pela visita!

  4. Maurício, muito obrigado pelas palavras. Você realmente tem sido um cara fantástico, como também o restante da turma do Brejas. Acho que todos nós somos elos no fortalecimento e crescimento do movimento cervejeiro.

    Quanto às cervejas, ficamos felizes demais, pois além da avaliação bem feita, pudemos ver comentários como o do Rodrigo e do Renato, e a todos os outros que nos contatam. É uma felicidade enorme ousar receitas, torná-las comerciais mantendo o padrão e obter reconhecimento. Ainda mais neste contexto desfavorável tributariamente, que todos estão cientes.

    Mas vale a pena. O mundo da cerveja é muito bom e o Brejas é uma comemoração a isto. “Pão e Cerveja”!

    Marco Falcone

Leave a Reply