A cerveja no território do vinho

abs1

Como anunciado aqui, na última terça-feira, 23 de junho, tive a imensa honra de conferir uma aula sobre cervejas na prestigiadíssima Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Campinas), no Royal Palm Plaza Hotel. A entidade, que congrega os amantes do vinho, abriu suas portas ao conhecimento dos sabores das cervejas de estirpe. E este feliz escriba teve a sorte de ser o porta-voz, em nome da loja de cervejas Nono Bier e do BREJAS.

De cara, impressionou-me a extrema organização do evento. As brejas abs2degustadas tiveram suas temperaturas rigorosamente controladas em função dos seus estilos. As fichas de degustação com as notas e comentários “padrão BREJAS” foram disponibilizadas aos associados. Os degustadores tiveram a oportunidade de provar cinco rótulos (Bamberg Pilsen, Bamberg Weizen, Belgoo Magus, Tripel Karmeliet e Gouden Carolus Classic).

A plateia, formada por degustadores de vinho — e, portando, possuidora de sentidos aguçados e diferenciados — se mostrou extremamente atenciosa e interessada, sempre questionando e com sede de conhecimento sobre a cerveja. Fiquei especialmente feliz quando, ao final da palestra e da degustação, várias pessoas vieram conversar comigo dizendo que jamais imaginavam que existiam outras cervejas além das “macro” — e que essas outras brejas podiam ser tão complexas e, enfim, gostosas. Beer evangelização feita!

Mais imagens do evento podem ser acessadas a partir da Galeria de Fotos do BREJAS.


Comments

4 responses to “A cerveja no território do vinho”

  1. Marcio Rossi Avatar
    Marcio Rossi

    Fantástico Maurício! Uma iniciativa assim tem o mérito de atingir um público capaz de reconhecer a qualidade de uma boa bebida.

  2. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    É bom expalhar a cultura cervejeira, mas achar que o brasil soh se resume as macros eh complicado, ainda mais vindo de pessoas como someliers e apreciadores de vinho, será que isso se dá por causa do mercado ou do consumidor?

  3. paulo Avatar
    paulo

    uma iniciativa como essa deixa qualquer confrade feliz!

  4. Pessoal,
    Obrigado pelas felicitações.
    É realmente inspirador ver pessoas como os somelliers da ABS apreciando — de verdade! — brejas especiais.
    Um abraço.

Leave a Reply